Biologia, perguntado por androcha843, 1 ano atrás

Em 1997, os biólogos Keith Campbell e Ian Wilmut, entre outros colegas, apresentaram ao mundo a ovelha Dolly. Não era um animal qualquer, mas sim um clone. Não tinha nascido de um óvulo com um espermatozoide, mas provinha de uma célula glandular mamária de outra ovelha, que já não estava mais viva, de seis anos de idade.

Esse tipo de clonagem recebe o nome de clonagem reprodutiva, pois:

Soluções para a tarefa

Respondido por Xavier80
158

Resposta:

a resposta correta é    

O núcleo de uma célula somática do indivíduo a ser clonado é inserido num óvulo anucleado e implantado no útero de uma fêmea.

Explicação:

Respondido por Danas
1

É uma clonagem reprodutiva por ser de fato um clone, não houve a mistura de material genético entre gametas, apenas o uso de um núcleo celular para a replicação de um animal, por isso que o material genético é idêntico (alternativa A).

O problema da clonagem

O maior problema dos processos de clonagem desse tipo é que os telômeros também são transmitidos da forma que estavam, isso quer dizer que eles já estão desgastados.

Telômeros são estruturas que protegem o material genético, quando eles vão encurtando, os seres vivos vão envelhecendo, então telômeros curtos reduzem a expectativa de vida do clone.

Alternativas:

A apesar de o DNA ser igual em todas as células de um indivíduo, os genes, nas células somáticas diferenciadas, se expressam de forma distinta para cada tecido. É espantoso ver uma célula adulta ser transformada em célula embrionária, capaz de se desenvolver e dar lugar às outras células do corpo do organismo clonado.

B em mamíferos logo após a fecundação, a célula resultante da fusão dos gametas começa a se dividir e, pelo menos até a fase de 16 células pluripotentes, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser clonado completo, cada qual com um DNA distinto.

C indivíduos com doenças genéticas podem utilizar a clonagem terapêutica para melhorar seu quadro clínico; no entanto, o núcleo das hemácias para formar as células-tronco embrionárias só poderá ser do paciente, objetivando evitar a rejeição de um transplante, uma vez que o DNA doado por outra pessoa é incompatível.

D na fase de blastocisto, o embrião humano encontra-se implantado na cavidade uterina. As células externas do blastocisto, chamadas células-tronco embrionárias totipotentes, vão originar as centenas de tecidos com todos os genes ativos que irão compor o organismo clonado.

E no caso de uma clonagem humana reprodutiva, seria possível descartar o núcleo de uma célula germinativa, inseri-lo no citoplasma de um espermatozoide e, então, colocá-lo em um óvulo para posterior implantação do embrião.

Mais sobre clones

https://brainly.com.br/tarefa/51454902

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes