Em 1992, foi realizada a Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Esse encontro, que ficou conhecido como Cúpula da Terra, Eco-92 ou Rio-92, tinha como objetivo discutir os paradigmas de desenvolvimento e de proteção ambiental. Após 20 anos da reunião, foi realizada a Rio+20, que tinha como objetivo continuar a agenda estabelecida pela Eco-92 e verificar se foram feitos avanços em relação aos encontros anteriores, além de discutir o que é necessário para que os países adotem uma política de sustentabilidade. Com base no que foi apresentado e nos materiais da unidade (E-Book e complementares), pesquise e crie um texto dissertativo que discuta: 1. As principais preocupações ambientais em 1992 e em 2012 e suas relações com a saúde e a qualidade de vida. Indique também as principais diferenças entre os dois eventos dentro desta temática. 2. Os objetivos em ambas as reuniões e se as metas foram alcançadas.
Soluções para a tarefa
Os eventos referidos nas décadas de 1992 e 2012 são, respectivamente, a Rio92 e Rio+20. Ambos foram eventos de cunho ambiental para discussão dos problemas ecológicos à nível internacional.
Na convenção Rio92 ainda discutia-se a existência ou não do aquecimento global e suas implicações. Já no Rio+20, a perspectiva era de minimizar os danos ecológicos em escala global.
Nem todos os objetivos e metas foram cumpridos, pois alguns dos países mais poluidores como Estados Unidos e China, não assinaram os acordos de diminuição na emissão de gases poluentes.
Resposta:
a) A Convenção do clima e da Biodiversidade foram dois dos importantes documentos produzidos durante esse evento.
Explicação:
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente também é conhecida como Rio-92 ou ECO-92 ocorreu no Rio de Janeiro e envolveu a participação de cerca de 170 países. Teve importantes acordos ambientais firmados, como a Agenda 21, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; os Princípios para a Administração Sustentável das Florestas, a Convenção da Biodiversidade e a Convenção do Clima.