Geografia, perguntado por luizalulusk, 11 meses atrás

Em 1991, a guerra civil na República Federativa da Iugoslávia iniciou-se com alguns conflitos na Croácia e na Eslovênia. Em 1992, as lutas ocorreram na Bósnia-Herzegovina, estendendo-se até dezembro de 1995. Recentemente, elas atingiram a província de Kosovo, na República Sérvia.

Para a ocorrência de todos esses conflitos, contribuiu o(a):


a) colapso dos regimes socialistas no Leste Europeu, o que provocou abalos na unidade política das províncias balcânicas, criando condições para emergirem as diferenças étnicas, culturais e religiosas.

b) interferência das nações europeias participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para evitar que os conflitos locais da região balcânica tivessem o apoio dos países signatários do Pacto de Varsóvia.

c) processo de globalização, que acelerou a modernização industrial dos países participantes da União Europeia (UE), causando desemprego, o que poderia ser resolvido com o crescimento dos exércitos regulares.

d) origem histórica dos povos eslavos, que buscavam uma forma de reconstruir o Império Otomano, desfeito autoritariamente pelo Acordo de Potsdam e pela Conferência de Yalta, após a Segunda Guerra Mundial



Soluções para a tarefa

Respondido por eduran56
149

Resposta:

Letra A

Explicação:

O Fim da URSS provocou um impasse na unidade política das regiões dos Bálcãs e do Cáucaso, no Leste Europeu. A disputa étnica, nacionalista e territorial daria o tom dos conflitos que se desenrolariam nessa região durante toda a década de 1990.

Respondido por andredeggau
29

O colapso da Iugoslávia e as guerras que aconteceram no território ocorreram porque o país só era mantido junto pelo comunismo; quando este colapsou, a unidade do país foi junto. Portanto, a resposta certa é a Letra A.

A Iugoslávia era uma união de nações com idiomas e culturas parecidos, mas bastante rivalidade cultural e com brigas antigas: sérvios, croatas, bósnios, kosovares, eslovenos. O país se mantinha junto por dois motivos: a presença de um líder (Josip Broz Tito) e de uma ideologia comum, o comunismo.

Tito morreu no começo dos anos 1980 e, no fim daquela década, o comunismo colapsou em todo o Leste Europeu. Sem esses dois elementos que mantinham o sistema de pé, a Iugoslávia entrou em guerra civil.

Saiba mais sobre os conflitos na Iugoslávia: https://brainly.com.br/tarefa/17234557

Anexos:
Perguntas interessantes