“Em 1990, a EMBRATER foi extinta pelo governo Collor, deixando a competência dos serviços para estados e municípios, desorganizando o sistema oficial de ATER. No entanto, o governo federal passou as funções para o novo Ministério da Agricultura e Reforma Agrária (MARA) ainda em 1990, mas aparentemente as atribuições da ATER ficaram restritas ao INCRA. Isso foi resultado de uma política neoliberal, que surgiu nos anos 1980 e que entende que os serviços de extensão rural estatal são prescindíveis.”
IEA – Instituto de Economia Agrícola. Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil: um pouco de sua história. Análises e Indicadores do Agronegócio. v.11, n.5, 2016. Disponível em: . Acesso em 16 ago. 2017.
Considerando o papel da extensão rural e das políticas públicas na década de 1990, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as que são corretas e com (F) as que são falsas :
( ) A extensão rural nesta época atendia plenamente os agricultures familiares, sendo coerente com as políticas públicas sociais.
( ) A extensão rural nesta época estava um pouco aquém das necessidades dos agricultores familires, levando ao descompasso com as políticas públicas sociais.
( ) O êxodo rural e a marginalização da população nos centros urbanos pode ter relação com a atuação ineficiente da extensão rural para o público familiar deste meio.
( ) A melhoria da produtividade agrícola e o aumento ds exportações brasileiras eram consequência do atendimento completo da extensão rural com os produtores rurais em todos os níveis de renda.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F):
Escolha uma:
a.
V – F – F – F.
b.
F – V – V – V.
c.
V – V – V – F.
d.
F – V – V – F.
e.
V – F – F – V.
Soluções para a tarefa
(F) A extensão rural nesta época atendia plenamente os agricultures familiares, sendo coerente com as políticas públicas sociais.
>> FALSO - Durante a década de 70 e 80, a extensão rural foi ampliada, chegandi a atender cerca de 80% dos municípios brasileiros. Mas na década de 90, com o fechamento da Embrater e desativação do sistema nacional de Ater, a extensão rural foi desmontada, causando redução da assistência técnica aos agricultores.
(V) A extensão rural nesta época estava um pouco aquém das necessidades dos agricultores familires, levando ao descompasso com as políticas públicas sociais.
>> VERDADEIRO - A redução do sistema nacional de Ater comprometeu significativamente a oferta dos serviços no campo, principalmente para os agricultores familiares das regiões Norte e Nordeste.
(V) O êxodo rural e a marginalização da população nos centros urbanos pode ter relação com a atuação ineficiente da extensão rural para o público familiar deste meio.
>> VERDADEIRO - O êxodo rural causa diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e diminui a produção de alimentos e matéria-prima. Isso pode contribuir para a ineficiência da atuação da extensão rural.
(F) A melhoria da produtividade agrícola e o aumento de exportações brasileiras eram consequência do atendimento completo da extensão rural com os produtores rurais em todos os níveis de renda.
>> FALSO - Na década de 90, a Embrater foi extinta, diminuindo a atuação da extensão rural. Isso causou prejuízos na produtividade agrícola, diminuindo as exportações.
Alternativa D.