História, perguntado por cnoah9313, 8 meses atrás

Em 1983, as ruínas de San Ignacio Miní, na Argentina, e de São Miguel das Missões, no Brasil, foram declaradas patrimônio cultural mundial pela Unesco. Representam importante testemunho da ocupação sistematizada do território e das relações culturais que se estabeleceram entre os missionários europeus e os povos nativos, que eram em sua maioria do grupo étnico Guarani. As fotografias das ruínas permitem visualizar parcialmente algumas das ações colonizadoras ibéricas na América nos séculos XVII e XVIII. IDENTIFIQUE um fator que explique de que modo essas ações colonizadoras contribuíram para a “ocupação sistematizada do território” na América.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
17

Acerca das colonizadoras ibéricas na América, conclui-se que o avanço progressivo e bélico estavam entre as ações colonizadoras que contribuíram para a “ocupação sistematizada do território” na América, de modo que essa colonização começou inicialmente nas regiões litorâneas do território americano, partindo em direção às regiões de interior com o passar do tempo.

Assim os nativos indígenas foram adentrando as florestas americanas rumo ao interior do continente, visto que perdiam progressivamente o poder e controle sobre os territórios que anteriormente ocupavam. As guerras, a exemplo daquelas travadas pelos espanhóis contra os impérios já estabelecidos nas Américas exemplificam o caráter de conquista militar dos europeus no continente.


larissalimaramosd2: obg
Respondido por laischuchu01
2

Resposta:

As missões jesuíticas contribuíram para a ocupação do território americano ao se estabelecer de forma organizada em locais distantes – porém estratégicos – dos principais pontos dominados pelas forças coloniais. Essa ocupação impactava enormemente os nativos, pois provocava transformações em suas sociedades. Os nativos eram convertidos ao catolicismo, aprendiam a língua do colonizador e trabalhavam para os jesuítas.

Perguntas interessantes