Em 1978, a arqueóloga e paleoantropóloga britânica Mary Laekey (1913-1996) e sua equipe encontraram, em Laetoli, Tanzânia (África), as mais antigas pegadas humanas de que se tem notícia.
Segundo esses pesquisadores, as 70 pegadas existentes nesse sítio foram produzidas por três hominídeos, dois adultos e uma criança, há cerca de 3,6 milhões de anos. Seus estudos sugerem que essas pegadas foram formadas quando eles andavam sobre uma macia camada de cinzas provenientes da erupção de um vulcão distante. A garoa que se seguiu à passagem desse grupo por ali forneceu umidade suficiente para hidratar as cinzas, que endureceram como cimento comum. Depois disso, o mesmo vulcão continuou a depositar cinzas, cobrindo essas pegadas com uma camada de cerca de 20 cm de espessura, o que proporcionou a proteção necessária para que essas pegadas durassem tanto tempo. Observe uma dessas pegadas:
Agora vamos fazer de conta que você é um paleoantropólogo.
a) De acordo com a teoria da evolução, os ancestrais humanos mais antigos eram habitualmente quadrúpedes e, provavelmente, seu aspecto era semelhante ao de chimpanzés, conforme ilustrado a seguir.
Você considera que as pegadas de Laetoli foram impressas por um ancestral humano habitualmente bípede ou quadrúpede? Quais indícios sugerem esse fato?
b) Seria possível descobrir de qual espécie humana estamos tratando? Justifique com base em seus conhecimentos (reveja o Módulo 1, no Caderno 1).
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Resposta:
a-) Quadrúpede pois no próprio texto temos a informação de que as pegadas estavam ali há muitos anos atrás, e também pois pelas fotos podemos ver que as pegadas eram de seres/animais como os chimpanzés, ou parecido com eles, que tinham o mesmo formato de pé
b-) Sim, podemos fazer isso analisando o formato da pegada ou onde ela foi encontrada e entre outras diferentes formas
Explicação:
:))
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás