Em 1964, o Brasil ficou sob tutela dos Estados Unidos. Explique como foi esse periodo
Soluções para a tarefa
Em 1961, após o conturbado governo de Jânio Quadros, João Goulart entrou no poder. A principal bandeira do seu governo era a reforma de base. A proposta era reparar a área administrativa, bancária, educacional e agrária. E obviamente, a elite ficou contra isso.
No dia 13 de março, com a proposta das reformas de base recusada, Jango se aproximou das camadas populares e organizou protestos. Uniu 200 mil pessoas e assinou dois importantes documentos: a nacionalização das industrias de energia e refinaria, e desapropriou terras com mais de 100 mil hectares para a reforma agrária.
Os Estados Unidos, com receio de ter outro governo comunista como Cuba, investiu na ditadura no Brasil. Começou a mandar dinheiro para deputados e governadores que eram contra Jango e financiou o IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), que foi a principal fonte de influência para o inicio da ditadura militar, já que publicava matérias falsas e levava filmes que apresentavam conteúdo a favor da ditadura.
Como resposta ao dia 13 de março, seis dias depois, 19 de março de 1964, aqueles que eram contra o programa das reformas de base foram para a rua em uma passeata com mais de 500 mil pessoas. Ali era feita a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que foi convocada por lideres políticos e partidos anticomunistas, que pediam a saída de Jango.
Caso houvesse alguma resistência, os americanos criaram a operação Brother Sam, onde basicamente foram enviadas toneladas de munições para o porto de Santos, aviões para Recife, e se eles precisassem se expor para derrubar Goulart, não pensariam duas vezes.
No dia 31 de março de 1964, o General Olímpio Mourão Filho ordenou que suas tropas fossem para o Rio de Janeiro, que também recebeu o apoio do general o exercito de Minas Gerais. Jango, vendo seu exército pequeno diante de tudo aquilo, pegou um voo para o Rio Grande do Sul e fugiu.
1° de abril, os militares assumiram o poder.
Em 1964, os americanos tinham receio da possível existência de outra Cuba, ou seja, outro governo
socialista instalado no Ocidental. Então o governo dos EUA “vigiava” o Brasil,
e quando viu que o comunismo estava dando certo, houve a intervenção militar.