Em 1962 houve um lamentável desastre, em virtude do uso da talidomida por gestantes, ocasionando uma epidemia de focomelia, desencadeou um novo olhar sobre o uso dos medicamentos e foi o marco para o surgimento das ações de farmacovigilância. Passou-se então ao período de desenvolvimento da atenção ao paciente. Os países começaram a se preocupar com a promoção do uso racional dos medicamentos, motivados pela publicação de documentos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro passo neste sentido foi a introdução do conceito de medicamentos essenciais em 1977. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os medicamentos essenciais são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como aqueles que satisfazem as necessidades prioritárias de cuidado de saúde da população.
II. As listas nacionais de medicamentos essenciais são utilizadas para orientar a aquisição, distribuição e a produção nacional de medicamentos.
III. Os medicamentos essenciais são um instrumento orientador das ações de planejamento e de organização da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) a base para a organização das listas estaduais e municipais.
IV. A seleção dos medicamentos essenciais se pauta na perspectiva epidemiológica e busca refletir necessidades coletivas, sendo recomendada pela OMS a utilização dos estudos de carga global de doença para identificação dos problemas de saúde da população.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e IV, apenas.
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
I, II, III e IV. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Resposta:
I II III IV CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
caiquefigueiredo12:
I, II, III E IV CORRETO
Respondido por
0
Resposta:
I, II, III E IV
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás