Em 1961 é proclamada a primeira Lei de Diretrizes e Bases no Brasil, que incita e obriga as instituições de ensino a oferecerem um tratamento especial para alunos PcDs, com atraso relacionado à idade regular de matrícula e aos considerados superdotados. Foi nessa década que as escolas regulares passaram a aceitar matrículas de alunos com deficiência em classes comuns ou especiais.
Em uma escola pública do sul do país, você é professor de uma turma de 4º ano e, ao começar o ano letivo, é informado pela direção que em sua turma há um aluno com deficiência intelectual. No entanto, a única informação que lhe é passada é que o aluno tem essa deficiência, sem maiores detalhes de como agir, se dirigir e até mesmo lidar com esse aluno. A diretora lhe informa também que devido a problemas financeiros, você não terá um auxiliar em sala de aula.
Ao iniciar o primeiro dia de aula, você nota que a turma não se faz muito receptiva ao aluno PcD. Você percebe que a turma não o integra em suas atividades e, além disso, o chama de "aleijado", "doente mental" e "retardado". A partir deste cenário, como você agiria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Explique melhor
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Este é um caso triste e, infelizmente, bastante corriqueiro nas escolas brasileiras. Na situação acima, o professor precisa, antes de atuar no planejamento de suas atividades motoras, pensar as atividades no âmbito social.
Em um primeiro momento, o professor pode promover uma roda de conversa com a turma apresentando a terminologia adequada para se referir a pessoas com esse tipo de deficiência. Além da terminologia, o professor precisará de ajuda da turma para colaborar na aprendizagem dessa criança, pois não haverá auxiliar em sala de aula.
Também pode trazer para suas aulas referências importantes como filmes sobre bulliyng e exemplos de atletas paralímpicos que obtiveram sucesso.
Como atividades recreativas, sugere-se a inserção de jogos cooperativos que promovam a socialização e a importância de todos para o alcance dos objetivos da proposta.
Explicação: