Em 1960, qual era a função das cidades?
Soluções para a tarefa
Resposta: Desde a Antiguidade, registra-se a formação de centros urbanos. As primeiras cidades surgiram na região da Mesopotâmia e também no Egito, há cerca de três mil anos a.C. No entanto, durante a era do Capitalismo, sobretudo em sua fase industrial, esse processo de formação e crescimento urbanos atingiu o seu auge, o que propiciou a difusão da urbanização por todo o planeta.
Em um dos vários aspectos referentes à urbanização, podemos destacar a forma com que algumas cidades tendem a se especializar economicamente. Essa especialização pode ocorrer no sentido de dinamizar uma economia local ou regional, podendo transformar um espaço previamente existente, ou conceber e planejar a criação de cidades para atender a funções específicas.
Dentre essas atividades setoriais especificamente realizadas por formações urbanas, podemos destacar alguns tipos de cidades, como as político-administrativas, turísticas, portuárias, industriais e outras que podem apresentar vários desses aspectos concomitantemente. A seguir, uma breve explicitação sobre cada um desses tipos.
Cidades político-administrativas: são cidades onde se localizam importantes sedes administrativas de governos e parlamentos. Costumam ter como característica a elevada oferta de empregos no setor público e estratégica função política. Geralmente, são cidades especificadamente planejadas e construídas para esse fim, embora, em alguns casos, elas passem a acumular outras funções. Podemos citar, como exemplo de cidades político-administrativas, Brasília (Brasil), Pretória (África do Sul), Washington (EUA), Ottawa (Canadá), entre outras.
Explicação: