Em 1958, quando da realização do II Congresso Nacional de Educação de Adultos no Rio de Janeiro, ainda no contexto da CEAA, percebia-se uma grande preocupação dos educadores em redefinir as características específicas e um espaço próprio para essa modalidade de ensino. Reconhecia-se que a atuação dos educadores de adultos, apesar de organizada como subsistema próprio, reproduzia, de fato, as mesmas ações e características da educação infantil. Até então, o adulto não escolarizado era percebido como um ser imaturo e ignorante, que deveria ser atualizado com os mesmos conteúdos formais da escola primária, percepção esta que reforçava o preconceito contra o analfabeto.
Na verdade, o Congresso repercutia uma nova forma do pensar pedagógico com adultos.
a) Foi estabelecido que a educação deveria estar paulada apenas pelo aprendizado das letras coma finalidade de aprender a ler e escrever.
b) A apresentação ao educando de situação de explorado em uma sociedade capitalista, como estratégia para o início do processo aprendizagem.
c) As discussões realizadas apontavam a população não escolarizada como responsável pela sua condição de analfabeto.
d) Os educadores entediam que a discussão sobre questões sociais não estava relacionada ao desenvolvimento dos educandos e que não deveria ocorrer no espaço pedagógico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A apresentação do educando de situação de explorado em uma sociedade capitalista...
Perguntas interessantes