Biologia, perguntado por anonimous010203, 9 meses atrás

Em 1953, foi evidenciada, no Japão, uma doença denominada “Mal de Minamata”, em que as pessoas afetadas apresentavam distúrbios de visão, audição e coordenação. Resíduos com mercúrio foram despejados nas águas da baía de Minamata.
Como os habitantes de Minamata se alimentavam da pesca, não fica difícil deduzir como tantas pessoas ficaram contaminadas. O mercúrio é altamente tóxico e se acumula nos tecidos animais (peixes e moluscos). O metal pesado percorre então a cadeia alimentar, passando do organismo das presas para o dos predadores.
O mercúrio foi absorvido pelo plâncton que servia de alimento para moluscos e para certos peixes. Por sua vez, os moluscos eram predados por outros grupos de peixes e os peixes representavam a dieta básica das pessoas da região. Sabendo-se que o mercúrio tem efeito cumulativo, espera-se encontrar:Leitura Avançada

maior concentração dessa substância no homem e menor concentração no plâncton.
maior concentração dessa substância no plâncton e menor concentração no homem.
maior concentração dessa substância no plâncton e menor concentração nos peixes e moluscos.
a mesma concentração dessa substância em todos os elos da teia alimentar descrita.


mariaeloisa127: Uma pergunta grande dessa era pra valer ums 20 pontos.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeloisa127
3

Resposta:

Maior concentração dessa substância no homem e menor concentração no plâncton.

Explicação:

O plâncton está na base da cadeia alimentar e não tem acesso a bioacumulação de outros organismos, já os humanos, ao comer os peixes, tem acesso a bioacumulação de toda essa cadeia alimentar.

Perguntas interessantes