História, perguntado por julianamousquepcpinu, 10 meses atrás

Em 1953, a escritora Cecília Meireles publicou Romanceiro da Inconfidencia, uma obra que reúne mais de 80 poemas sobre a revolta ocorrida na capitania de minas gerais em 1789


Com base na leitura do texto, responda:

a) O trecho "Ouro! Ouro! Pedem mais ouro!" faz referência a qual situação?

b) O texto faz referência a guerras na Europa. A que acontecimentos o poema pode estar aludindo?

c) No último verso reproduzido acima, são citadas "as ideias" como um outro fator importante para
explicar a revolta mineira. Que ideias são essas e como influenciaram os movimentos coloniais no
Brasil?

ME AJUDEM POR FAVOR É PARA AS 11:00​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por alvesdossantosbacela
36

Resposta:

a) esse foi um dos principais motivos para o acontecimento citado no texto, foi um boato que a alta nobreza iria cobrar os impostos atrasados

b) está se referindo a Conjuração Mineira

c) eles estava espirados na independência do estados unidos e nas ideias iluministas, com ideias como proclamar a republica, amentar os soldos e outras ideias. o inconfidência mineira

Respondido por lucasnmattos
1

a) O trecho se refere a exploração do ouro nas Minas Gerais pela Coroa Portuguesa, no período conhecido como Mercantilismo.

b) O poema pode estar aludindo às Guerras Revolucionárias Francesas, iniciadas em 1789 e que espalharam conflitos e ideais liberais pela Europa.

c) As ideias liberais, representadas pelo lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" influenciaram movimentos anti-coloniais por todo o mundo.

Sobre o Mercantilismo

O Mercantilismo são as práticas econômicas dominantes entre os séculos XV e XVIII. Suas bases eram, entre outras, o colonialismo e o metalismo, importantes para manter a balança comercial favorável. O Brasil foi uma importante engrenagem desse modelo econômico, e as áreas hoje correspondentes ao Estado de Minas Gerais foram determinantes nesse processo, pela grande concentração de metais preciosos.

As Guerras Revolucionárias Francesas e seus ideais

A chamada Revolução Francesa foi um conjunto de Guerras e conflitos Revolucionários organizados pela burguesia e pelo povo mais pobre da França, em contraponto ao Antigo Regime de cunho absolutista.

Essas Guerras e conflitos foram motivados pelas condições econômicas e sociais francesas, que alavancaram o desejo popular por "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Este lema é baseado em ideais Liberais, corrente do pensamento que vinha crescendo ao final do século XVIII.

Esse lema acaba por espalhar-se pelo mundo, chegando também a diferentes colônias. A independência dos Estados Unidos da América e a Inconfidência Mineira são exemplos de movimentos anti-coloniais influenciados pelos ideais liberais.

Para saber mais sobre a Inconfidência Mineira, visite: https://brainly.com.br/tarefa/49587229

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes