História, perguntado por vitoriabarbosapaula3, 11 meses atrás

Em 1950, candidato pelo PTB,Getúlio Vargas retornou à Presidência. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade”. Fonte: Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antônio Luigi. Trabalhadores, sindicatos e política (1945-1964). INDIQUE uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954) e EXPLICITE sua relação com um dos ideais referidos no texto

Soluções para a tarefa

Respondido por abnerzivcpereira
13

Resposta:

Período populista (1946-1964): do governo Dutra ao governo João Goulart

1. (PITÁGORAS) Nas eleições presidenciais de dezembro de 1945, podiam-se ler cartazes com os seguintes dizeres:

Brasileiros!

ELE disse:

Para Presidente:

Eurico Dutra.

Na propaganda acima, o pronome ELE refere-se a

a) Juscelino Kubitschek.

b) Getúlio Vargas.

c) Café Filho.

d) João Goulart.

e) Jânio Quadros.

resposta: [B]

2. (PITÁGORAS) No início de outubro de 1950, na pequena cidade de São Borja, Getúlio Vargas deparou-se com uma faixa extremamente representativa do sentimento da população brasileira daquele período.

“NO SENHOR NÓS VOTAREMOS. EM QUEM O SENHOR MANDAR, NUNCA MAIS!”

Analisando a citação acima, é correto concluir, EXCETO:

a) O ex-presidente Vargas mantinha um grande prestigio junto aos brasileiros.

b) A população brasileira estava descontente com o governo Dutra.

c) O presidente Dutra contou com o apoio político de Vargas nas eleições de 1945.

d) O político Vargas perdeu a fidelidade do eleitorado brasileiro nos anos 50.

resposta: [D]

3. (Ufpel) ORAÇÃO GETULISTA

Creio em Getúlio Vargas, todo poderoso, criador das leis trabalhistas. Creio no Brasil e no seu filho, nosso patrono, o qual foi concebido pela revolução de 30. (...) Creio em seu retorno ao palácio do Catete, na comunhão dos pensamentos, na sucessão Presidencial. Amém.

NOTA – Para o bem da nação tire cópias desta oração e envie a seus amigos patriotas.

CARDOSO, Oldimar

O panfleto, ao se referir ao retorno de Vargas ao Palácio do Catete, demonstra ter sido propaganda da campanha eleitoral de

a) 1930, utilizada pela Aliança Liberal.

b) 1934, após o presidente ter sido deposto pela Revolução Constitucionalista de 1932.

c) 1950, quando o gaúcho foi eleito com um projeto nacionalista.

d) 1937, quando o PTB seguiu as determinações da Constituição “polaca”.

e) 1945, período que instaurou a democratização do país.

resposta: [C]

4. (UFRJ 2008) “Em 1950, candidato pelo PTB,Getúlio Vargas retornou à Presidência. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade”.

Fonte: Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antônio Luigi. Trabalhadores, sindicatos e política (1945-1964).

a) INDIQUE uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954).

resposta: A criação da Petrobrás em 1953.

b) EXPLICITE sua relação com um dos ideais referidos no texto.

resposta: O nacionalismo econômico defendido por Vargas.

5. (ENEM) Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta: Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio). Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos. A afirmação que aparece “entre parênteses” no comentário e uma consequência política que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em:

a) a conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.

b) a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas idéias e o avanço dos conservadores foi intensificado pela ação dos militares.

c) o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma década para concretizar a democracia progressista.

d) o jornalista Carlos Lacerda foi responsável direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ação de grupos conservadores.

e) o presidente cometeu o suicídio para garantir uma definitiva e dramática vitória contra seus acusadores e oferecendo a própria vida Vargas facilitou as estratégias de regimes autoritários no país.

Explicação:


deza488otd3u8: não sei o porquê essa resposta foi aprovada, percebe-se que quem aprovou sequer leu o enunciado
deza488otd3u8: foi pega de outro site, não posso colocar o nome pois o comentário bloqueia, porém essa resposta não tem absurdamente nada a ver
jaguarcraft2030: mas vc sabe a resposta?
analaurafluozvijv: q horror, entendi nada
Respondido por emilyg15bol
10

Resposta:

A criação da Petrobrás em 1953. O nacionalismo econômico defendido por Vargas.

Explicação:

O candidato poderá indicar uma das seguintes medidas, relacionando-a a um dos ideais referidos no texto da questão (desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo): - criação de empresas estatais como: Companhia Vale do Rio Doce; Petrobrás; Eletrobrás; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE); - concessão de crédito fácil ao setor privado por parte dos bancos oficiais, especialmente o Banco do Brasil; - estabelecimento de programas de habitação popular, controle de preços, distribuição de cestas básicas, dentre outros; - adoção de uma política de negociação com o movimento sindical, a partir da posse de João Goulart no Ministério do Trabalho em meados de 1953; aumento de cem por cento do salário mínimo, anunciado em 10. de maio de 1954.

Perguntas interessantes