Em 1949, o americano James V. * (1915-2000), geneticista da Universidade de Michigan, publicou um artigo na revista Science com o título (“A hereditariedade da anemia falciforme”).
Neel estudou 21 casais, pais de crianças com anemia falciforme, e observou que todos eles tinham o “traço falcêmico”, ou seja, eram sadios, mas suas células vermelhas assumiam o formato de foice quando expostas a pouco oxigênio no laboratório. Com base nisso, * postulou que os pacientes com anemia falciforme eram homozigotos para um gene anormal, enquanto seus pais com o traço falcêmico eram heterozigotos. Resumindo: a doença era herdada de acordo com princípios mendelianos, de forma autossômica recessiva.
Qual a probabilidade de uma mulher, com o mesmo genótipo dos casais estudados por * , ter transmitido o alelo causador da anemia falciforme para seus dois netos?
A
1/2
B
1/4
C
1/8
D
1/16
E
0
frantchescoveronese:
Fran.veronese
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:B
Explicação: TA FAZENDO O ENEM DO PLURAL NÉ
Respondido por
1
Resposta correta: d) 1/16.
Para responder esse tipo de questão, deveremos fazer o heredograma para o casal heterozigoto, que possui características genéticas falciforme (pai - AS e mãe - AS) e que anseia ter um único filho.
A chance do filho desse casal nascer com a anemia falciforme é de 1 filho para cada 4 filhos, uma vez que um será homozigoto sem traços falciformes, 2 serão heterozigotos com traço falciformes como os pais, e um deles, apenas será homozigoto e possuirá a anemia falciforme.
Sendo assim:
25% normal (AA)
50% com traço falciforme (AS)
25% com anemia falciforme (SS)
Como são dois casais, então a probabilidade é de 1/4 x 1/4= 1/16
E 1/16 = 0,0625 , ou 6,25%
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás