Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
1. (Enem, 2007 – Adaptado) A partir do texto acima, assinale a opção correta. *
1/1
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu quando, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU
Em 1947 foi aprovado o plano de partilha da Palestina pela Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a criação de dois estados independentes: um judeu e outro palestino, o que gerou o início de intensos e constantes conflitos.
I. Desde a criação do Estado de Israel em 1967, o conflito foi marcado por alguns poucos confrontos, sendo características principal a paz e o diálogo intenso entre Árabes e Judeus, o que tem garantido avanço nas negociações e respeito aos direitos adquiridos.
II. Em função dos conflitos, mais de um milhão de palestinos se encontram, atualmente, refugiados em outros países do Oriente Médio, como Líbano, Síria e Jordânia.
III. Apesar do apoio da maior parte das populações israelense e palestina pela paz, e dos vários acordos assinados entre os seus líderes, somente com a intervenção de países pacíficos como o Brasil e o Chile, é que as negociações tiveram significativo progresso.
IV. Um dos maiores obstáculos aos acordos de paz é o fundamentalismo de alguns grupos, tanto israelenses quanto palestinos. Os nacionalistas radicais israelenses defendem a criação da “Grande Israel”, que ocuparia toda a Palestina. Os radicais palestinos, por sua vez, são contrários à existência do Estado judeu.
2. (Unespar) Sobre os conflitos árabe-israelenses é correto afirmar que: *
0/1
a) I, II e III estão corretas;
b) II, III e IV estão corretas;
c) I e IV estão corretas;
d) II e IV estão corretas;
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
2- d) II e IV estão corretas;
Explicação: CLASSROOM
1- A resposta correta é a letra B. A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação dos países árabes frente à criação do Estado de Israel pela ONU. Na terceira guerra árabe-israelense, também chamada de Guerra dos Seis Dias, a vitória de Israel foi rápida, resultando na anexação de vários territórios. A Guerra do Yom Kippur foi uma tentativa dos países árabes de reaverem os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias. O Estado de Israel, embora tenha devolvido alguns territórios conquistados, ainda possui uma área maior do que a estabelecida pela resolução de 1947.
2- A resposta correta é a letra D. Desde a criação do estado e Israel os confrontos territoriais são marcados por conflitos armados resultando na migração de muitos Palestinos para países árabes.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤
1) Sobre o conflito árabe-israelense a partir da leitura do texto está correta a afirmativa b.
A Guerra dos Seis dias ocorreu em junho de 1967, envolvendo Israel contra uma coalização de países árabes formado por Egito, Síria e Jordânia.
Israel vence o conflito com ajuda dos Estados Unidos e toma toda a Palestina além de parte do Egito e da Síria, o que ampliou a disputas entre judeus e árabes na região.
2) Sobre o conflito árabe-israelense está correta as alternativas II e IV estão corretas (alternativa d.)
Acompanhe a resolução:
I. Incorreto. A criação do Estado de Israel ocorreu em 1948 e até os dias de hoje é alvo de intensas disputas na região.
II. Correto. Com a expansão do Estado de Israel os palestinos abandonados pelas lideranças árabes, se tornaram uma nação sem Estado e se espalharam por territórios vizinhos como a Síria, Líbano e Jordânia. Há refugiados em ambos os lados do conflito, mas os palestinos foram mais afetados.
III. Incorreto. Em 1993, houve a assinatura de um acordo de paz entre Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), em Oslo na Noruega, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.
Ambas as partes se comprometiam a colocar fim ao conflito, mas em 1995 o ministro israelense foi assassinado por um militante de extrema direita que não desejava nenhum acordo com os palestinos, fazendo com que a situação entre ambos os lados continuasse em conflito.
IV. Correto. Uma das possíveis causas para a não resolução do conflito na região é o fundamentalismo presente em ambos os lados do conflito, que impede o processo de paz e submete as populações a um clima de tensão constante dentro do território.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/23471602