História, perguntado por castroflavio18950, 10 meses atrás

em 1945, a queda de Getúlio Vargas e a segunda pela restauração do regime democrático no Brasil foi esse momento que alguns políticos buscaram nos diferentes setores de uma sociedade em pleno processo de modernização. Estudiosos dessa época destinaram Qual período histórico como um político no Brasil explique como era os hábitos comportamentos e as principais características que foram os impactos desse governo Paulista​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizlirinha060503
4

Resposta:

Os governos populistas latino-americanos, como o de Vargas aqui no Brasil, mas também o de Perón na Argentina e de Cárdenas no México, eram caracterizados principalmente por um tipo de "culto ao líder", perseguição, muitas vezes violenta, de qualquer tipo de oposição e pela adoção de um modelo econômico do tipo "desenvolvimentista-nacionalista".

Explicação:

Nestes governos havia um modelo social com características bem divididas: por um lado, não havia verdadeira liberdade política, pois havia censura  e perseguição estatal a quem fosse contrário, mas por outro havia prosperidade econômica e ampliação dos direitos trabalhistas.

Espero ter ajudado!!!

Respondido por RayanaSE
0

O governo populista de Getúlio Vargas possuía as seguintes características:

  • desenvolvimento governamental da figura do líder;
  • desenvolvimento de medidas de assistência social e para a massa de trabalhadores (salário mínimo, redução de jornada, dia do trabalho, etc);
  • política desenvolvimentista, que utiliza dinheiro público para desenvolvimento do país (causando posterior inflação);
  • controle de preços internacionais (café), que causou boicote norte-americano pelos preços fictícios;
  • na ausência de apoio de setores produtivos ou classes sociais, procura sustentar o apoio político pelo apoio popular dos trabalhadores.

Política econômica Era Vargas

A política econômica do governo Vargas a partir de 1930, e talvez sempre, esteve totalmente subordinada aos seus objetivos políticos. As medidas adotadas refletem não apenas uma opção de redefinição do eixo da dinâmica econômica, mas também uma estratégia para minar a fonte tradicional de poder político na República Velha.

A alta dos preços do café desde 1949 elevou as reservas internacionais, o que permitiu aumentos substanciais das importações, porém aumentaram mais rápido do que o esperado, empurrando as pressões do balanço de pagamentos. Devido também à oferta inflexível de bens domésticos para consumo de massa, a inflação, medida pelo índice de custo de vida, acelerou para 21% ao ano em 1952.

Para mais informações sobre a Era Vargas, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/45139131

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes