Em 1944, dada a iminência do fim da Segunda Guerra Mundial, as nações aliadas se reuniram em um encontro nos EUA, que ficou conhecido como Conferência de Bretton Woods. Lá, os EUA negociaram o Plano Marshall, um pacote de auxílio financeiro aos países arrasados pela Guerra. Além disso, foram criadas diversas organizações supranacionais, que visavam o bem comum das nações e o respectivo equilíbrio: *
1:Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional
2:Banco do Atlântico Norte e Fundo do Atlântico Sul
3:Banco Central e Fundo Internacional
4:Banco Índico e Banco Ártico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em julho de 1944, quando a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra já estava praticamente certa, representantes das 45 nações aliadas se reuniram na cidade de Bretton Woods, nos Estados Unidos, para estabelecer aquilo que ficou historicamente conhecido como Acordo de Bretton Woods.
A partir de um acordo histórico, o encontro em Bretton Woods estabeleceu o funcionamento das políticas monetárias e econômicas dos países no pós-guerra e definiu a forma que capitalismo tomaria durante as próximas décadas.
Explicação:
O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a taxa de câmbio de sua moeda "congelada" ao dólar, com margem de manobra de cerca de 1%. A moeda norte-americana, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa.
O Acordo de Bretton Woods durou até 15 de agosto de 1971, quando os Estados Unidos, unilateralmente, acabaram com a convertibilidade do dólar em ouro, o que efetivamente levou o sistema de Bretton Woods ao colapso e tornou o dólar uma moeda fiduciária.