Ed. Física, perguntado por celinastoque, 4 meses atrás

Em 1941, o Estado brasileiro legislou, através do Decreto-lei nº 3.199, o estabelecimento de bases para a organização do esporte no Brasil. Em seu primeiro capítulo, a lei institui o Conselho Nacional de Desportos (CND), órgão alocado no Ministério da Educação e Saúde, responsável por orientar, fiscalizar e incentivar a prática de esporte no País. Essa estrutura vai ao encontro da política nacionalista do Estado Novo, que buscava centralizar as instituições sob o controle estatal. Dessa forma, clubes e federações esportivas passaram a ser atreladas de forma linear e submissa às deliberações do CND.

Qual era o objetivo desse dirigismo estatal do esporte ocorrido durante o governo de Getúlio Vargas?

a.
Orientar o esporte de acordo com o espírito coletivo do Estado, buscando a formação física e espiritual do cidadão, preparando-o de forma controlada para atender os interesses da nação.

b.
Alavancar o esporte em campeonatos internacionais de esporte, buscando auxiliar as carreiras individuais de atletas que se destacavam no cenário esportivo mundial.

c.
Criar centros de formação esportiva financiados pelo estado, visando à inclusão social e à formação dos jovens para a cidadania.

d.
Administrar a cena esportiva nacional de forma liberal, respeitando a independência das federações das diversas modalidades em dirigir suas instituições.


e.
Usar o esporte nacional como instrumento de inclusão social tendo como enfoque a individualidade e criatividade de seus membros.

Soluções para a tarefa

Respondido por thauannysc
1

Resposta:

A

Explicação:

Respondido por emanuellembzanp7g1ay
0

Resposta:

RESPOSTA CORRETA: (A) Orientar o esporte de acordo com o espírito coletivo do Estado, buscando a formação física e espiritual do cidadão, preparando-o de forma controlada para atender os interesses da nação.

Explicação:

Comentário: O esporte passou a ser dirigido de forma centralizadora pelo Estado, que buscava privilegiar os interesses coletivos em detrimentos dos objetivos individuais, uniformizando estatutos, regulamentos e denominações das instituições esportivas, caracterizando claramente o dirigismo estatal. Ao CND ficaria subjugada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e a ela estariam linearmente subjugadas todas as federações e confederações das modalidades esportivas.

Perguntas interessantes