ENEM, perguntado por adanaya8406, 1 ano atrás

Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.
(GRIMBERG, K. Nova língua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE. 2000 (adaptado)).

Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a)

a) receio do controle sionista sobre a economia nacional.
b) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
d) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

Soluções para a tarefa

Respondido por francajoanecaro
155

Solução

Em 1935, o nazismo estava atingindo seu auge na Alemanha. O governo de Getúlio era totalitarista e ditatorial, e era influenciado amplamente pelo populismo de Mussolini na Itália e pelo nazismo de Hitler, ambos de caráter totalitarista também.

Dessa forma, a burocracia brasileira, ou o alto escalão sócio-político, passou a incorporar ideias nazistas da época, principalmente no que se relacionada à população judaica. Assim, a resposta é a simpatia dessa classe brasileira com o projeto totalitarista alemão.

Letra E.

Respondido por viniciusrm19
22

Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a) e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

O cenário político na era Vargas era de grande totalitarismo, no sentido de que uma de suas principais bases políticas, era a elite burocrática, que além disso, era extremamente simpatizante com os regimes nazifascistas.

Mediante isso, uma das ações definidas dentro da política de imigração foi orientada para reduzir o número de imigrantes semitas, ou seja, através da redução da entrada de judeus no Brasil, caracterizando o sentimento xenofóbico e antissemita que orientava a política varguista da época.

Veja mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/10134878

Anexos:
Perguntas interessantes