"Em 1933,a pintora Tarsila do Amaral, um dos expoentes do modernismo nacional, concluiu sua
tela "Operários", na qual retrata a enorme diversidade étnica dos brasileiros que chegavam aos
magotes para trabalhar nas fábricas de São Paulo. Hoje, mais de oito décadas depois, a tela de
Tarsila poderia trazer alguns brasileiros humildes usando um chapéu de formatura, para simbolizar
que até filhos de operários, em certos casos, podem concluir um curso universitário.
O avanço das cotas - A tela de Tarsila do Amaral (à esquerda) e a intervenção de Veja, com os
chapéus de formatura: a universidade, pelo menos, abriu as portas." (Veja, 16/08/2017)
1-sobre a ação da revista sobre a tela de Tarsila, é verdadeiro dizer-se que:
a)Ao intervir sobre a obra, Veja subverte, de forma negativa, o discurso da autora e sua maneira
de ler o mundo.
b) A revista constrói sobre a obra uma evolução do discurso da autora: operários podem realizar
ascensão social e econômica por meio da educação.
c) Veja se apropria da criação artística de Tarsila, construindo um plágio da tela "Operários”.
d) A revista comete um equívoco, uma vez que não é admissível a ocorrência de intertextualidade
na pintura
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
b) A revista constrói sobre a obra uma evolução do discurso da autora: operários podem realizar ascensão social e econômica por meio da educação.
Respondido por
2
Resposta:
b) A revista constrói sobre a obra uma evolução do discurso da autora: operários podem realizar
ascensão social e econômica por meio da educação.
Explicação:
vi no estuda..com , confia
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás