Em 1932, foi promulgado um novo Código Eleitoral para o Brasil com o objetivo de controlar a insatisfação dos constitucionalistas, sobretudo os paulistas. Esse código é considerado inovador na história do Brasil porque: determinou que o mandato presidencial seria de seis anos com direito a uma reeleição. garantiu que o voto não seria mais obrigatório. instituiu a possibilidade de coligações partidárias no Brasil. concedeu direito de voto para as mulheres maiores de 21 anos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Código Eleitoral de 1932 foi considerado um grande avanço para o sistema eleitoral brasileiro, uma vez que dele surgiu a Justiça Eleitoral, instituição que se tornou a responsável por organizar as eleições no país. Desse código, o grande destaque, porém, é a concessão do direito ao voto para as mulheres a partir de 21 anos. As mulheres, além de poder votar, também receberam o direito de se candidatar.
Explicação:
O Código Eleitoral de 1932 concedeu direito de voto para mulheres com 21 anos de idade ou mais. A alternativa correta é a D.
Avaliando afirmativas sobre o Código Eleitoral de 1932
A) Incorreto. O mandato presidencial de seis anos foi instituído por Getúlio Vargas apenas em 1937, com a nova constituição.
B) Incorreto. Na história da democracia brasileira, o voto só foi facultativo em casos específicos e minoritários, como para idosos ou jovens entre 16 e 18 anos.
C) Incorreto. Coligações partidárias já eram previstas anteriormente.
D) Correto. A modernização do sistema eleitoral visando o sufrágio universal era a intenção dos políticos desde os acontecimentos que deram fim à República Velha, em 1930.
Saiba mais sobre o Código Eleitoral de 1932 em https://brainly.com.br/tarefa/5150790
#SPJ3