Em 1930 Getúlio Vargas assumiu o poder, após liderar uma Revolução. Nesse contexto, um pouco adiante entrou em vigor o Estado Novo (1937-1945). Este período ficou conhecido historicamente pelo desenvolvimento de uma política centralizadora, marcada pela separação da educação, estando esta voltada para as elites intelectuais e para as camadas populares, compreendendo todos os sistemas educacionais. Considerando o exposto acerca das políticas educacionais adotadas pelo Estado Novo, avalie as afirmações abaixo e marque a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A formação em nível superior nesse período foi democratizada com o propósito de atender ao modelo econômico, tendo em vista, o aumento da produtividade do mercado nacional.
Alternativa 2:
A formação profissional em nível médio nesse período, além de inserir mais profissionais no mercado de trabalho estimulava o pensamento, a criatividade e a crítica nestes sujeitos.
Alternativa 3:
A formação em nível superior nesse período foi valorizada e priorizada nas políticas educacionais, especialmente, no que se refere a ampliação na oferta do número de vagas às camadas populares.
Alternativa 4:
A formação em nível superior nesse período era um privilégio destinado aos que pertenciam as camadas populares com propósito de popularizar esse nível de ensino para atender as exigências econômicas.
Alternativa 5:
A formação profissional em nível médio para os filhos da classe trabalhadora nesse período foi responsável pela formação de profissionais para que a produtividade requerida pelo modelo econômico em vigência fosse atendida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa 5
A formação profissional foi bem difundida já que visava atender as necessidades da indústria que estava começada a se instalar em grandes escalas no país.
A formação era pensada para tender aos anseios da indústria, e a visão das pessoas do período era baseada na concepção de um ensino que pudesse superar os níveis de atraso do povo.
Uma das visões que vigoraram com o governo Vargas, foi a criação do manifesto da educação nova. Essa concepção de educação entendia que preciso interferir na organização da sociedade por meio da educação. Eles queriam que o estado pusesse oferecer uma educação que contemplasse a todos.
Perguntas interessantes