Em 1930, Getúlio Vargas assumiu o governo através de um golpe de Estado, que ficou conhecido como a Revolução de 1930. Getúlio Vargas ficou no poder até 1945, quando foi destituído, também através de um golpe de Estado. Sobre esse período, é CORRETO afirmar que:
I - Ao assumir o poder, Getúlio Vargas dissolveu o Congresso Nacional e as assembleias legislativas estaduais, instituiu um regime de emergência, fortemente centralizado na União e substituiu os governadores dos estados (na época chamados de presidentes) por interventores.
II - A centralização de poder nas mãos de Getúlio Vargas desagradou a elite paulista, que se rebelou contra o regime varguista e em 1932 iniciou uma guerra civil para derrubá-lo do poder. Essa guerra civil ficou conhecida como revolução constitucionalista.
III - Na política, Getúlio Vargas autorizou a criação e a livre organização do Partido Comunista, da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB).
IV - A maioria dos direitos trabalhistas, tais como oito horas diárias de trabalho, descanso semanal remunerado, férias e aposentadoria, foi aprovada no governo de Getúlio Vargas e regulamentada em lei no que ficou conhecida como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). V - Durante a II Guerra Mundial, Getúlio Vargas se alinhou com os países Aliados, enviando tropas brasileiras para a Itália e Alemanha, para lutar contra o Nazifascismo. São CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I, II, III, IV e V.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a) I, II, III e IV. são falsas
Perguntas interessantes