Em 1930, Getúlio Vargas ascende ao poder. Uma ditadura se instala no país, apesar de ter se iniciado pregando a democracia e a representatividade. O poder varguista se consolidou como uma reorganização do poder com forte teor nacionalista. A educação foi se transformando uma preocupação através de uma formação cidadã e operária, ou seja, buscava-se formar o trabalhador e o homem identificado com o Estado Nacional. Sobre o perfil da educação nesse período, avalie as afirmações abaixo.
I. Getúlio estabeleceu na escola uma campanha personalista e nacionalista, a identificação do Estado com o líder do governo. O presidente, ditador, passou a ser um modelo de inspiração para as gerações futuras.
II. O modelo educacional getulista tinha forte inspiração fascista. O presidente valorizava o trabalho e o pacto social em torno do governo. Vargas se consolidava como um símbolo nacional.
III. Gustavo Capanema foi ministro da Educação. Sua preocupação era criar um ambiente escolar que formasse mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, o trabalhador se identificaria com o patriotismo, associando o trabalho, a dignidade e o Estado.
IV. As datas cívicas, os heróis nacionais e os símbolos pátrios povoaram o ambiente educacional. Era importante que os jovens aprendessem, como conteúdo curricular obrigatório, os elementos que formavam a identidade nacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
alternativa 5
i,ii,iii,e iv
pois ja estudei essa materia espero ter ajudado
i,ii,iii,e iv
pois ja estudei essa materia espero ter ajudado
mariesouzaeverp77ass:
Obrigada
Perguntas interessantes