Em 1924, uma caravana formada por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, entre outros, percorreu as cidades históricas mineiras e acabou entrando para os anais do Modernismo. O movimento deflagrado em 1922 estava se reconfi- gurando. (Ivan Marques. “Trem da modernidade”.Revista de História da Biblioteca Nacional,fevereiro de 2012. Adaptado.) Entre as características da “reconfiguração” do Modernismo, citada no texto, podemos incluir (A) a politização do movimento, o resgate de princípios estéticos do parnasianismo e o indigenismo. (B) a retomada da tradição simbolista, a defesa da internacionalização da arte brasileira e a valorização das tradições orais. (C) a incorporação da estética surrealista, o apoio ao movimento tenentista e a defesa do verso livre. (D) a defesa do socialismo, a crítica ao barroco brasileiro e a revalorização do mundo rural. (E) a maior nacionalização do movimento, o declínio da influência futurista e o aumento da preocupação pri- mitivista.
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Olá.
Conforme o enunciado, compreende-se que:
A alternativa correta para a questão é a letra E, uma vez que, um dos intuitos deste movimento era criar um novo conceito de arte, sendo assim, derrubando os padrões que eram considerados antigos, como por exemplo, em relação a escultura, pintura e a literatura.
Isto ocorria porque, havia uma influência muito grande da cultura estrangeira no Brasil, o que acaba deixando de lado a nacionalização da arte brasileira. Por isso, o objetivo era que houvesse um "abrasileiramento" da arte no país, que valorizasse aspectos da cultura do nosso país.
Conforme o enunciado, compreende-se que:
A alternativa correta para a questão é a letra E, uma vez que, um dos intuitos deste movimento era criar um novo conceito de arte, sendo assim, derrubando os padrões que eram considerados antigos, como por exemplo, em relação a escultura, pintura e a literatura.
Isto ocorria porque, havia uma influência muito grande da cultura estrangeira no Brasil, o que acaba deixando de lado a nacionalização da arte brasileira. Por isso, o objetivo era que houvesse um "abrasileiramento" da arte no país, que valorizasse aspectos da cultura do nosso país.
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