Em 1917, o governo czarista russo sofria a oposição de várias forças políticas, especialmente dos mencheviques e dos bolcheviques. Às dificuldades econômicas e resistências ao absolutismo dos Romanov somaram-se os efeitos da Primeira Guerra Mundial e as derrotas russas. Em fevereiro de 1917, o czar Nicolau II foi deposto com a revolução liberal liderada por Kerensky. Sobre este momento da Revolução Russa é CORRETO afirmar que:
A) o governo de Kerensky, retirou a Rússia da Primeira Guerra, mas enfraqueceu-se por não realizar a desejada reforma agrária dos camponeses.
B) em outubro (novembro no calendário gregoriano) de 1917, teve início a Revolução Socialista, liderada por Lênin, que fez o Tratado de Brest-Litovsk, mantendo a Rússia na Primeira Guerra.
C) a resistência nacional e internacional ao governo revolucionário socialista mergulhou a Rússia numa sangrenta guerra civil, contrapondo os "vermelhos" (revolucionários) contra os "brancos" (monarquistas, reacionários e imperialistas).
D) a morte de Lênin, em 1924, abriu a disputa pelo poder soviético entre Stálin, favorável à manutenção da NEP e Trotsky, favorável à internacionalização da revolução.
E) Trotsky assumiu o controle do país implantou planos quinquenais de desenvolvimento, nos quais procurou-se a socialização total da economia, ampla burocratização da administração e a eliminação física dos opositores ao regime.
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
Resposta: letra E
Explicação: eu respondi e estava certo.
Respondido por
4
Resposta:
Trotsky assumiu o controle do país implantou planos quinquenais de desenvolvimento, nos quais procurou-se a socialização total da economia, ampla burocratização da administração e a eliminação física dos opositores ao regime.
Explicação:
Perguntas interessantes