Em 1917 explodiu na Rússia uma revolução que instituiu o primeiro Estado socialista da história e fez emergir ideias que impactaram vários países do mundo. Dessa revolução nasceu a União Soviética, que se tornou uma das maiores potências do século XX, rivalizando com os Estados Unidos. Quais as características deste governo e como afetou a sociedade atual.
Soluções para a tarefa
Quando a Rússia se tornou o primeiro país socialista da história, muitos países temeram por isso. Porque, da noite para o dia os bolcheviques haviam anulado as dívidas do czar e, também, estatizado os bancos, os meios de produção e tudo mais. A burguesia, obviamente, temeu muito por isso, não seria tolerável que isso acontecesse em seus países. Então, a burguesia queria governos contra os socialistas, para que assim mantivessem essa ideologia longe. Durante a Segunda Guerra Mundial, as direitas se fortaleceram, após a Segunda Guerra Mundial, os EUA haviam financiado a Europa ocidental com o plano Marshall, para que assim não guinassem para os Soviéticos.
As características do socialismo são, basicamente:
A igualdade de divisão de bens entre a sociedade;
O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção;
A ausência de competição e lucro;
A ausência de divisão de classes.
O socialismo, idealizado por Karl Marx, deu uma visão alternativa ao capitalismo, pois antes o liberalismo era predominante e os direitos sociais eram quase que nulos. A luta dos trabalhadores ao longo das revoluções industriais, permitiu que estes ganhassem mais direitos, e, consequentemente, os sindicatos para sua representação. Os impactos hoje são: governos de esquerda com uma política social bem forte, mas com o seu mercado neoliberal.