Em 1914, o jogador de futebol Carlos Alberto, do Fluminense Futebol Clube, cobriu o corpo com pó de arroz para se passar por branco numa partida contra o América Futebol Clube.
Outros ainda alisavam o cabelo, numa tentativa de esconder do as características físicas. Quais seriam os argumentos da época para impedir que negros jogassem futebol? Há ainda hoje no Brasil e no mundo, racismo no futebol? Dê exemplos.
ajuda rápido pfvr ♡
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Naquela época os negros eram vistos com maus olhos, então muitos não queriam negros no futebol para que fosse projetada uma imagem com o melhor da sociedade brasileira. Sim, o racismo esta bem presente, infelizmente, um exemplo disso foi o caso em que uma torcedora chamou um jogador de macaco no modo pejorativo.
O futebol assim como qualquer outro setor da sociedade, nos anos de 1914 sofreu com as teorias raciais de que o homem negro era visto como inferior ao homem branco.
Atualmente, apesar dessas teorias já terem sido refutadas, o futebol assim como a nossa sociedade ainda convive com muitos casos de preconceito racial.
Teorias da superioridade de uma raça
A teoria do Darwinismo Social e uma teoria que se baseia na teoria da evolução das espécies, porém faz uma leitura de que na sociedade existem raças humanas superiores, sendo essas responsáveis por dominar as “raças inferiores”
Nesse sentido, a teoria foi uma das mais famosas a ser usada para tentar explicar que na sociedade, o negro teria um papel de “raça inferior”, por isso esse grupo social deveria se submeter a vontade dos brancos.
Apesar de receber o nome de “teoria” o darwinismo social, nunca foi comprovado de modo que não e possível dizer que o negro e inferior ao homem branco e que o conceito de “raça superior” não existe.
Racismo no Futebol
Por mais que as teorias raciais já tenham sido refutadas, existem muitos grupos que acreditam que o negro e uma figura inferior o que ajuda a manter o racismo no futebol.
Dentre os vários casos de racismo no futebol, pode-se citar, o caso do goleiro Aranha, então jogador do Santos que em um jogo da Copa do Brasil contra o Grêmio, teve que lidar com torcedores do Grêmio imitando o som de um macaco para o goleiro.
Leia mais sobre racismo no futebol em: https://brainly.com.br/tarefa/27158353