Em 1913 o artista lituano Lasar Segall fez uma exposição no Brasil. Sua arte estava de acordo com os princípios estéticos que dominavam a Europa de então. Seguindo esses mesmos princípios, Anita Malfatti fez uma exposição em São Paulo em 1917. Como cada uma das exposições foi recebida pela população e pelos os críticos de arte da época? Explique:
Soluções para a tarefa
Resposta:
em 1917, Anita Malfatti realizou, no dia 20 de dezembro, uma exposição com 53 obras, as quais ilustravam a influência das vanguardas europeias em seu estilo, como "A Estudante Russa", "O Homem Amarelo" e "A Mulher de Cabelo Verde".
As obras de Anita foram duramente criticadas pelo escritor Monteiro Lobato, que, na época, atuava como crítico de arte do jornal “O Estado de São Paulo”. Lobato publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, no qual questionou a necessidade de se criar uma arte moderna. Para ele, a arte moderna era considerada demasiado esquisita e, da forma como estava sendo criada, poderia ser produzida até mesmo “por um macaco com um pincel amarrado no rabo”.
Em contrapartida, o escritor e amigo de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, defendeu as técnicas e a exposição da artista plástica no “Jornal do Comércio”.
Os efeitos da crítica de Monteiro Lobato foram bastante negativos à vida e à carreira da artista, que ficou deprimida e reclusa durante muito tempo. Essa situação foi o estopim para o desenvolvimento do Movimento Modernista no Brasil.