História, perguntado por fer507024, 5 meses atrás

Em 19 de setembro de 1941, o Grupo de Exércitos do Sul da Wehrmacht tomou Kiev […]. Em 24 de setembro, uma série de bombas e minas explodiram, destruindo prédios do centro de Kiev, onde os alemães haviam instalado seus escritórios do regime de ocupação. Alguns desses explosivos tinham sido regulados antes de as forças soviéticas se retirarem da cidade, mas alguns parecem ter sido detonados por homens do NKVD (serviço secreto soviético) que permaneceram em Kiev. SNYDER, Timothy. Terras de Sangue: a Europa entre Hitler e Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 251. O trecho em questão fala de um ataque que as forças alemãs sofreram em Kiev após conquistar a cidade em setembro de 1941. A represália alemã a esse ataque resultou no: a) Massacre de Katyn. b) Massacre de Babi Yar. c) Operação Azul. d) Operação Urano. e) Nenhuma das alternativas acima​

Soluções para a tarefa

Respondido por Xhxjdjdj2
8

Resposta:

Letra B

Explicação:

Massacre de Babi Yar

Antes da invasão nazista, Kiev era conhecida por sua grande população de origem judaica. Estima-se que cerca de 20% da cidade era judia, o que corresponde, aproximadamente, a 200 mil habitantes. Pouco antes de os nazistas conquistarem a cidade ucraniana, cerca de 70% dessa população de origem judia conseguiu fugir. Os judeus que permaneceram na cidade foram os que não possuíam condição financeira ou de saúde para a fuga.

A cidade de Kiev foi oficialmente conquistada em 19 de setembro de 1941 pelo Grupo de Exércitos do Sul. Poucos dias depois, no dia 24, algumas bombas instaladas em prédios ocupados pelos nazistas explodiram, causando a morte de dezenas de alemães. As bombas, que haviam sido instaladas pela polícia secreta soviética (NKVD), foram utilizadas como pretexto pelos nazistas para exterminar os judeus da cidade ucraniana.

No dia 26, os nazistas decidiram em reunião realizar um grande massacre de judeus como represália pelas bombas. Assim, no dia seguinte, os alemães espalharam o seguinte aviso por Kiev:

"Ordena-se a todos os judeus residentes de Kiev e suas vizinhanças que compareçam à esquina das ruas Melnyk e Dokterivsky, às 8 horas de segunda-feira, 29 de setembro de 1941, portando documentos, dinheiro, roupas de baixo, etc. Aqueles que não comparecerem serão fuzilados. Aqueles que entrarem nas casas evacuadas por judeus e roubarem pertences destas casas serão fuzilados”.

Perguntas interessantes