Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil, Pedro 2o, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição [...]. A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho. (Amanda Rossi e Camilla Costa, postado em 13 de maio de 2018 – BBC Brasil em São Paulo. Disponível em: bbc.. Acesso em 25 de junho de 2019.) De acordo com o trecho acima, considere as seguintes afirmativas: 1. A chamada "Lei Áurea", assinada pela princesa Isabel, não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro. 2. No período imediato que sucedeu à abolição, os libertos puderam contar com medidas de apoio na forma de distribuição de pequenos lotes de terra, tal como aconteceu nos Estados Unidos após a Guerra Civil, com a chamada "Reconstrução". 3. Escravizados e escravizadas receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luís Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas. 4. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a "emancipação gradual" e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
A alternativa correta é:
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
> A afirmativa 2 é falsa porque, após a abolição da escravidão, os libertos não tiveram apoio do governo para reconstruir suas vidas. Isto é, não receberam moradias, terras, empregos ou qualquer apoio financeiro para que pudessem se estabelecer de forma digna.
Não houve uma política de inclusão e, assim, muitos negros acabaram marginalizados.
É verdade que a Lei Áurea foi o resultado da pressão de vários grupos abolicionistas e da resistência e luta dos escravizados.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás