Em 1880, políticos importantes, como Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, criam, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, que estimula a formação de dezenas de agremiações semelhantes pelo Brasil. Da mesma forma, o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada, de Ângelo Agostini, servem de modelo a outras publicações antiescravistas. Advogados, artistas, intelectuais, jornalistas e políticos engajam-se no movimento e arrecadam fundos para pagar cartas de alforria. Embora não se divulgue muito, a Igreja Positivista do Brasil, de Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, teve uma atuação destacada na campanha abolicionista, inclusive ao deslegitimar a escravidão, vista, a partir de então, como uma forma bárbara e atrasada de organizar o trabalho e tratar os seres humanos. Sobre o abolicionismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi um movimento liderado por intelectuais com participação de vários setores da sociedade, principalmente, a partir da década de 1880, cuja atuação contribuiu para a abolição em 1888.
b) Foi um movimento popular, que culminou com a Lei Áurea em 1900, depois de o Brasil ter se tornado República.
c) O abolicionismo foi principalmente organizado por uma elite agrária que tinha interesses em utilizar rapidamente mão de obra assalariada.
d) Serviu para consolidar a ideia de que no Brasil existe uma plena e total democracia racial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa correta letra A
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás