Psicologia, perguntado por rosana60036, 1 ano atrás

Em 1879 na universidades de leivin na alemanja foi criado o primeiro lanoratorio ​de psicologia deixou cientifica vomusdo a psicologia deixou de ser o estudo dda vuda mental eda alma a ser a o estudo

Soluções para a tarefa

Respondido por pittiprj
9

Resposta:

No segundo semestre de 1879, alguns estudantes começaram a realizar ali seus primeiros experimentos (Wundt, 1909). Além disso, apenas quatro anos mais tarde é que o Instituto de Psicologia Experimental foi oficialmente reconhecido e listado entre os demais institutos daquela universidade, um fato de forma alguma incomum na tradição universitária alemã (Bringmann & Ungerer, 1980).

Explicação:

A fundação do Laboratório de Psicologia Experimental faz parte dos esforços de Wundt para, de um lado, dar continuidade ao programa de pesquisa que ele tinha iniciado em Heidelberg; de outro, consolidar seu projeto de uma psicologia científica livre de especulações metafísicas a priori. Wundt chegou em Leipzig, em 1875, já com uma longa experiência em laboratórios de pesquisa experimental. E muito embora tenha sido colocada à sua disposição, desde o início, uma pequena sala para que ele pudesse guardar seus aparelhos e instrumentos experimentais, foi somente a partir do segundo semestre de 1879, como ele próprio relata, que alguns estudantes começaram a realizar ali seus primeiros experimentos (Wundt, 1909). Além disso, apenas quatro anos mais tarde é que o Instituto de Psicologia Experimental foi oficialmente reconhecido e listado entre os demais institutos daquela universidade, um fato de forma alguma incomum na tradição universitária alemã (Bringmann & Ungerer, 1980).

A organização e o funcionamento do laboratório obedeciam ao plano de trabalho esboçado por Wundt. As atividades eram de dois tipos: de um lado, um curso introdutório para os novatos, com duração de um semestre, cujo objetivo era familiarizá-los com os instrumentos, métodos e técnicas experimentais; de outro, as atividades especiais dos membros antigos. No início de cada novo semestre, Wundt se reunia com esses membros para fixar os temas a serem investigados, levando em consideração o interesse de cada um pelos respectivos assuntos. Em seguida, os participantes eram divididos em grupos, cada grupo ficando responsável por um tema. Mas a adesão a um grupo era voluntária e cada membro podia participar de mais de um grupo. Para cada um dos grupos assim constituídos, era designado um líder - em geral um membro mais antigo do instituto, que já tinha mostrado sua capacidade em semestres anteriores -, cuja função era preparar os experimentos e, sempre que possível, redigir o relato final para publicação. Para tanto, Wundt criou um periódico especial, inicialmente chamado Estudos Filosóficos (1883-1903) e, posteriormente, Estudos Psicológicos (1905-1918). Por fim, a abrangência das investigações realizadas no laboratório pode ser facilmente apreendida, se levarmos em conta suas principais áreas de pesquisa: intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória, etc. (Wundt, 1909)

Perguntas interessantes