Em 1868 teve início a Era Meiji, período marcado pelos elevados investimentos que o Estado japonês passou a fazer em setores industriais nos quais o capital privado não atuava ou tinha condições ultrapassadas. Essas empresas estatais logo foram privatizadas, originando alguns dos mais importantes zaibatsus, monopólios industriais privados. Como consequência, no começo do século XX, o Japão já estava entre as cinco maiores potências do mundo e mantinha um amplo projeto de expansão territorialista, que só seria contido com a Segunda Guerra. Poucos anos após o final dessa guerra, o crescimento da economia japonesa passou a ser maior que o da Europa e dos Estados Unidos, em parte graças a uma nova e eficiente participação do Estado na reestruturação da economia industrial. Classifique as afirmações como verdadeiras ou falsas sobre a industrialização japonesa, justificando suas escolhas.
a) Os estágios iniciais da revolução industrial japonesa foram facilitados pela disponibilidade de minérios de carvão e de ferro, recursos que hoje estão esgotados devido à exploração intensiva daquela época.
b) O setor em que o Estado japonês teve que intervir mais intensamente para alavancar a industrialização foi o da indústria pesada, dentro do qual se destacaram a siderurgia, a construção naval e a petroquímica.
c) O texto descreve algumas das características básicas do desenvolvimento japonês, mas não leva em conta a crise que esse modelo vem experimentando desde o início dos anos de 1990, com redução do crescimento econômico e aumento do desemprego.
Soluções para a tarefa
Olá,
Falso. A respeito da Era Meiji, período marcado pelos elevados investimentos no Japão, podemos dizer que sim, havia carvão no país, mas minério de ferro sempre foi raro no Japão, sendo que ele importou.
Verdadeiro. Os setores de siderurgia, a construção naval e a petroquímica foram destaques da indústria pesada no Japão, sendo que a Era Meji converteu a indústria para esse patamar, sendo que anteriormente ela era leve.
Verdadeiro. A Era Meji causou grandes mudanças desde o ano de 1868 e procedeu até o ano de 1912, após a Segunda Guerra Mundial o país renasceu economicamente com o auxílio dos EUA, mas em 1990 ocorreu a chamada década perdida, em que o país estagnou.
Abraços!
Resposta:
a) Falsa. O Japão sempre foi um país carente de recursos minerais metálicos (ferro, principalmente) e fontes de energia (carvão mineral e petróleo), ao contrário dos Estados Unidos e Europa, que basearam suas revoluções industriais nesses recursos, pelo menos na sua primeira fase.
b) Verdadeira. Os maiores investimentos do governo japonês foram para a instalação das indústrias de base, que exigem grandes capitais e demoram para apresentar retorno de capital.
c) Verdadeira. Embora o Japão se mantenha entre as maiores economias do mundo, suas taxas de crescimento do PIB têm se mantido relativamente baixas e o desemprego subiu para o patamar mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial, embora bem abaixo do nível da Europa.