História, perguntado por EstherMello3621, 1 ano atrás

Em 1855 aconteceu a primeira iniciativa de educação de surdos quando um professor francês surdo foi convidado por D. Pedro II a vir para o Brasil e ele preparou um programa que consistia em usar o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França. Apresentou documentos importantes para educar os surdos brasileiros, mas ainda não havia escola especial no Brasil. Solicitou então ao imperador D. Pedro II um prédio para fundar uma escola de pessoas surdas. Quem era ele?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13

O nome do professor era Ernest Huet.

Ele era um conde e, apesar de francês, era admirador e partidário de Dom Pedro II, que considerava que fazia um bom trabalho no Brasil. Ernest Huet defendia um método que na época era conhecido como Método Combinado, por meio do qual ensinava a alfabetização das línguas orais junto com a alfabetização e a sinalização das crianças surdas, criando uma cultura surda que era independente da cultura ouvinte e facilitava a comunicação entre surdos e ouvintes.

A contribuição de Huet foi muito importante, de modo que este francês pode ser considerado como o "pai" da cultura surda brasileira.

Respondido por cinaracavalcante55
8

Resposta:

Edward Huet.Charles Michel de L'Epée.

Explicação:

A história da educação de pessoas surdas no Brasil principia somente em 1855, no final do século XIX, quando o imperador Dom Pedro II trouxe para o Brasil o professor surdo francês Edward Huet, tendo como objetivo começar um trabalho com duas crianças surdas, que foram beneficiadas com bolsas de estudos financiadas pelo governo imperial. Nessa época houve o primeiro contato das pessoas surdas brasileiras com a língua de sinais francesa, trazida por esse professor, disponibilizando, assim, a compreensão de sua robusta influência na Língua Brasileira de Sinais (CABRAL, MOURA, 2005).

Perguntas interessantes