Pedagogia, perguntado por adrianamac2pazfak, 1 ano atrás

Em 1848, Marx e Engels publicaram o "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista. Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas ideias sociais, econômicas e políticas, transformou as nações e criou blocos hegemônicos.

Conforme a teoria marxista, assinale a opção correta.

a) Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.
b) Na obra “Manifesto do Partido Comunista”, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado.
c) Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação não está em primeiro plano, pois não é um meio de combater ideologias dominantes, ainda que arbitrárias.
d) Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.
e) A vertente profissional de intenção de ruptura, marcada pelo marxismo, não questionou o conservadorismo no serviço social e os valores dele derivados.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

A alternativa A é falsa, pois a educação marxista é uma questão de classe, material e uma tarefa da coletividade, não sendo uma atividade individual e espiritual.


A alternativa B é a alternativa verdadeira, pois era por meio da organização do partido proletário que Marx acreditava ser possível superar a sociedade capitalista e construir a sociedade comunista, sem Estado (que Marx considerava uma ferramente burguesa) e sem classes.


A alternativa C é falsa, pois tanto para Marx quanto para os marxistas a educação é fundamental na disputa ideológica pelos destinos da sociedade.


A alternativa D é falsa, pois a pedagogia histórico-crítica tem como foco analisar e transformar a sociedade através da análise crítica e adaptá-la às necessidades reais dos indivíduos, não adaptar o indivíduo à sociedade.


A alternativa E é falsa, pois o marxismo é uma corrente bastante crítica e que tem como uma das principais características o questionamento da ordem estabelecida pela sociedade atual, não sendo o serviço social uma exceção.

Perguntas interessantes