História, perguntado por alissond96, 9 meses atrás

Em 1847, 423 colonos alemães se estabeleceram na fazenda de Ibicaba. O senador Vergueiro contava com o apoio do governo imperial para dedicar-se a introdução de imigrantes também para outros fazendeiros. Enquanto estabelecimento agrícola de uma firma comercial, ele estabelecia uma relação com os colonos que pressupunha a confiança total do colono no fazendeiro responsável pela sua vinda e pelo seu trabalho. Colhido o café, o colono não tinha como exercer qualquer fiscalização no processo de beneficiamento do produto, o papel dele era simplesmente esperar pela renda do café, a qual receberia metade do lucro líquido, ou seja, metade do valor, deduzidas as despesas.

VIGNOLI, F. A Imigração e a Formação do Mercado de Trabalho. In: REGO, J. M. e MARQUES, R. M. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Saraiva. 2003, p.p. 112-119. (adaptado).


O Senador Vergueiro foi o primeiro fazendeiro do Brasil a contratar trabalhadores, diretamente, na Europa. Com relação à essa primeira experiência com a imigração, assinale a alternativa que a descreve corretamente:
Alternativas
Alternativa 1:
Êxodo rural.

Alternativa 2:
Sistema de parceria.

Alternativa 3:
Movimento migratório.

Alternativa 4:
Trabalho assalariado.

Alternativa 5:
Produtividade do trabalho.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielandrade3998
0

Resposta:

não entendi explique novamente


alissond96: também não entendi
Respondido por vitorono93
1

Resposta:

Alternativa 2:

Sistema de parceria.

Explicação:


alissond96: explicação?
vitorono93: Essa primeira experiência com a imigração foi denominada sistema de parcerias e teve início no final de 1840. Nesse sistema, os colonos eram contratados na Europa, sem despesas com a viagem que, mais tarde, seria pagas ao proprietários da terra. Às famílias era destinada certa quantidade de pés de café para que cultivassem, colhessem e tivessem o direito à metade do lucro líquido (VIGNOLI, 2003).
Perguntas interessantes