História, perguntado por JaquelineBarreto096, 1 ano atrás

Em 1840, foi antecipada a maioria de D. Pedro ||, um projeto político do grupo liberal. Por que isso ocorreu ? Que relações podemos estabelecer entre os movimentos do periodo regencial, como o dos males, e a antecipação da maioridade ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
A primeira informação desse período regencial que se deve levar em conta é a instabilidade política pela falta de um imperador,pois a figura desse no poder é sinal de ordem e respeito. Além disso, o partido liberal esteve no poder de 1935 até 1937 com Diogo Feijó e o seu partido defendia a descentralização do poder,ou seja,dar mais autonomia as províncias(estados). Ademais, desde a saída de Dom Pedro I do poder que iniciou-se diversas revoltas regenciais,consequentemente os conversadores alegaram que as revoltas aconteciam por culpa do partido liberal,por causa da descentralização do poder. Com tamanha instabilidade política o partido conservador chega ao poder até 1840, com o golpe da maioridade, a qual colocava Dom Pedro II no poder mesmo sendo menor de idade.Portanto,esse golpe foi tramado pelo partido liberal,porque eles temiam não voltar mais ao poder.

A relação das revoltas regenciais e a antecipação da maioridade, é a crise de identidade que a população tinha com o poder da época,pois o partido liberal e o conservador eram "farinha do mesmo saco",pois brigavam por descentralização e centralização do poder,porém não se preocupavam com a melhoria de vida da população. Além disso, no fundo os dois partidos queriam na verdade manter a mão de obra escrava e o poder político.Nessa perspectiva, entra a importância de um imperador que colocaria ordem na casa. 
Perguntas interessantes