Em 1840, depois dos primeiros trabalhos de Pasteur, Friedrich Gustav Jacob Henle (1809-1885), em uma notável publicação, expôs as suas ideias, estabelecendo condições básicas para que um agente microscópico particular pudesse ser considerado causador de uma doença infecciosa ou infectocontagiosa. Estas condições correspondem aos postulados de Henle.
Observe as sentenças e em seguida, marque a alternativa correta.
O agente causador da infeção deve ser encontrado com constância no corpo do doente
Deve ser possível isolá-lo e, com tal agente isolado, reproduzir experimentalmente a doenças.
Um microrganismo específico nem sempre, pode ser encontrado em associação com uma dada doença.
A cultura pura produzirá a doença quando administrada em animal sensíveis.
Há uma alternativa incorreta
As alternativas 1 e 2 estão corretas
Há três alternativas incorretas
As alternativas 3 e 4 estão corretas
1
Há diferentes tamanhos e formas para as bactérias. A maioria varia de 0,2 a 2,0 µm de diâmetro e de 2 a 8 µm de comprimento e apresenta algumas formas básicas, como esféricas, cilíndricas e espiraladas. Marque a alternativa INCORRETA .
Células esféricas – denominadas cocos, são geralmente arredondadas;
Os bacilos em sua maioria se apresentam isolados
Células cilíndricas ou em forma de bastão – chamadas de bastonetes;
Células espiraladas ou helicoidais – chamadas de espirilos.
1
A transferência horizontal de DNA entre bactérias pode ocorrer por três mecanismos: conjugação, transformação e transdução. Julgue as alternativas a seguir.
( ) Transformação: é o mecanismo em que a bactéria capta DNA livre (desnudo) estranho ou exógeno, proveniente de outra bactéria, incorporando novos marcadores genéticos em seu genoma.
( ) Transdução: é o mecanismo em que o DNA de uma bactéria (doadora) é transferido para outra (receptora) por meio de um bacteriófago.
( ) Conjugação: considerado um acasalamento bacteriano, este é o mecanismo de troca de material genético (transferência de plasmídeo ou de cromátides) de uma bactéria para outra por intermédio da formação do pílus sexual.
( )Transformação: Esse processo pode ocorrer naturalmente em algumas espécies, apesar de a maioria das linhagens e espécies bacterianas não ser capaz de realizar transformação de forma natural ou poder ser induzida em laboratórios por métodos químicos ou biológicos.
( )Conjugação: É necessário que haja contato direto entre uma bactéria doadora e uma bactéria receptora, sendo que a primeira tem o plasmídeo de fertilidade e a segunda não.
V,F,F,V
F,F,V,F
V,V,F,V
F,V,V,F
1
As bactérias são seres procarióticos, ou seja, desprovidos de membrana nuclear (também chamada de carioteca). Elas não possuem todas as estruturas internas das células eucarióticas, sendo mais simples em todos os níveis, menos no seu envoltório celular.
Sobre a estrutura bacteriana, marque a alternativa correta.
Parede celular: Responsável pela forma, flexibilidade bacteriana, divisão celular e muitas vezes manutenção osmótica, com uma espessura de aproximadamente 10 a 20 mm.
Membrana celular ou membrana citoplasmática bacteriana: sua estrutura é semelhante à dos organismos procarióticos, todavia, com exceção dos grupos bacterianos dos micoplasmas, possuem esteróis.
Citoplasma: Importante, não só para o transporte de íons e metabólitos (ex.: enzimas permeases e porinas), também atua em numerosos processos biossintéticos
Glicocálice: Essa estrutura apresenta diversas funções, como proteção contra o dessecamento e reservatório de alimentos
1
O crescimento bacteriano não é o aumento de tamanho celular, mas, sim, o aumento do número de células, as quais se acumulam em colônias, que podem ser visualizadas em meios de cultura mesmo sem o uso de microscópio.
Marque a alternativa correta.
Fase de latência ou fase lag: período em que ocorre intensa divisão celular;
Fase exponencial ou fase log: período em que as bactérias estão se adaptando ao novo ambiente e ocorre intensa atividade metabólica
Fase estacionária: há a diminuição do crescimento bacteriano e um equilíbrio entre células novas e células mortas mantendo o número de bactérias constante.
Fase de morte ou fase logarítmica de declínio: ocorre um declínio no número de bactérias viáveis (vivas).
As alternativas 1 e 3 estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
Somente a alternativa 4 está incorreta
As alternativas 1 e 2 estão incorretas
É a temperatura de incubação, que possibilita o mais rápido crescimento, durante menor tempo de acordo com o período de geração de cada gênero bacteriano. Marque a alternativa INCORRETA
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Em 1840, depois dos primeiros trabalhos de Pasteur, Friedrich Gustav Jacob Henle (1809-1885), em uma notável publicação, expôs as suas ideias, estabelecendo condições básicas para que um agente microscópico particular pudesse ser considerado causador de uma doença infecciosa ou infectocontagiosa. Estas condições correspondem aos postulados de Henle.
Observe as sentenças e em seguida, marque a alternativa correta:
Resposta Marcada :
As alternativas 1 e 2 estão corretas
2)Há diferentes tamanhos e formas para as bactérias. A maioria varia de 0,2 a 2,0 µm de diâmetro e de 2 a 8 µm de comprimento e apresenta algumas formas básicas, como esféricas, cilíndricas e espiraladas. Marque a alternativa INCORRETA .
Resposta Marcada :
Células cilíndricas ou em forma de bastão – chamadas de bastonetes;
3)A transferência horizontal de DNA entre bactérias pode ocorrer por três mecanismos: conjugação, transformação e transdução. Julgue as alternativas a seguir.
Resposta Marcada :
V,V,F,F,V
4) As bactérias são seres procarióticos, ou seja, desprovidos de membrana nuclear (também chamada de carioteca). Elas não possuem todas as estruturas internas das células eucarióticas, sendo mais simples em todos os níveis, menos no seu envoltório celular.
Resposta Marcada :
Glicocálice: Essa estrutura apresenta diversas funções, como proteção contra o dessecamento e reservatório de alimentos
5) O crescimento bacteriano não é o aumento de tamanho celular, mas, sim, o aumento do número de células, as quais se acumulam em colônias, que podem ser visualizadas em meios de cultura mesmo sem o uso de microscópio.
Resposta Marcada :
As alternativas 1 e 2 estão incorretas
6)A patogenicidade é a capacidade que os microrganismos têm de causar doenças ao superarem o sistema imunológico do hospedeiro, enquanto a virulência se refere ao grau ou à extensão da patogenicidade. Existem algumas propriedades que indicam que um microrganismo tem potencial de patogenicidade.
Marque V para verdadeiro e F para falso
Resposta Marcada :
F,V,V,F
7)É a temperatura de incubação, que possibilita o mais rápido crescimento, durante menor tempo de acordo com o período de geração de cada gênero bacteriano. Marque a alternativa INCORRETA
Resposta Marcada :
Bactérias microaerófilas: Sempre crescem em atmosfera terrestre contendo concentrações de calor maiores que as encontradas no ar ambiente.
8)A patogenicidade é a capacidade que os microrganismos têm de causar doenças ao superarem o sistema imunológico do hospedeiro, enquanto a virulência se refere ao grau ou à extensão da patogenicidade. Existem algumas propriedades que indicam que um microrganismo tem potencial de patogenicidade.
Resposta Marcada :
gram-negativas/ gram-negativas/ gram-positivas/ gram-positivas
9)A família das Enterobacteriaceae compreende um largo número de espécies bacterianas de importância médica. Estas espécies respondem por mais de 70% dos isolados bacterianos na rotina do laboratório clínico. Marque a alternativa INCORRETA.
Resposta Marcada :
A infecção urinária (“descendente”) mais comumente adquirida de forma individual é causada por E. coli. A grande maioria das infecções do trato urinária é ascendente, frequentemente de contaminação fecal.
10) As ITUs são síndromes infecciosas que afetam pacientes da comunidade e pacientes hospitalares.
Marque a alternativa correta, que contenha o termo para as seguintes infecções:
Resposta Marcada :
Ureterite/Cistite/pielonefrite
Explicação: