História, perguntado por BrainlyTeam, 9 meses atrás

Em 1839, o recém-fundado Instituto Histórico Geográfico Brasileiro recebeu uma carta relatando inscrições rupestres vikings na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. O fato foi levado tão a sério que o diretor do Gabinete Mineralógico de D. Pedro II concluiu que os registros seriam nada menos que runas, o alfabeto daqueles guerreiros e navegadores nórdicos. Apesar da empolgação dos estudiosos da época, tudo acabou se mostrando uma grande especulação.

História: Ciência com o jeito do Brasil, Biblioteca Nacional, p. 96. 2010 (adaptado).

O ocorrido exposto no texto reflete um dos principais elementos que compõem o comportamento dos membros do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro durante o final da primeira metade do século XIX, caracterizado pelo(a):

a) contraposição ao entendimento histórico calcado na dominação portuguesa ao longo do período colonial.
b) carência de uma perspectiva de pesquisa específica na composição da história nacional.
c) combate à formulação de conjecturas de um passado mitológico e fantástico.
d) austeridade e transparência frente às genuínas raízes da antiga sociedade colonial.
e) busca da construção de um passado nobre e guerreiro, preterindo a história e cultura das civilizações indígenas.

#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]

Soluções para a tarefa

Respondido por BrainlyTeam3
3

A alternativa correta é a letra E.

 

O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, fundado no ano de 1838, tinha como objetivo, segundo o Art 1º de seu Estatuto: "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil."  

 

Nesse sentido, o excerto demonstra que, no primeiro ano de funcionamento da instituição, seus membros buscaram aproximar as raízes do povo brasileiro aos povos nórdicos, desvencilhando a sociedade de um passado indígena, considerado inapropriado pelos pesquisadores do IHGB.

 

a) O excerto não aborda a dominação portuguesa, mas o período anterior que estaria diretamente relacionado à formação do povo brasileiro, segundo a perspectiva dos pesquisadores da época.

 

b) Alternativa incorreta, já que o trecho demonstra a necessidade de aproximação do passado histórico com a cultura do povo nórdico, logo, as pesquisas do IHGB possuíam uma perspectiva etnocêntrica.

c) A ideia de a  sociedade possuir raízes nórdicas por meio de fundamentos pouco sustentáveis representa uma conjectura acerca da formação do povo brasileiro.

 

d) Alternativa incorreta, o excerto demonstra o uso de uma conjectura para definir o passado da sociedade brasileira. Logo, não há austeridade e transparência.

 

Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:

https://brainly.com.br/tarefa/15014399

https://brainly.com.br/tarefa/12726384

Perguntas interessantes