História, perguntado por FranciellyBento3617, 1 ano atrás

"Em 1820 a penúria atingia o extremo. Esgotado inteiramente, o erário não pagava os funcionários públicos nem restituía os depósitos. Queixavam-se os soldados de que havia oito meses não recebiam os soidos I...J; à miséria ajuntava-se a humilhação. I...J O descontentamento geral e o entusiasmo com que a Espanha acolheu o juramento da Constituição de Cádiz pelo rei, a 7 de março de 1820, induziram os liberais do Porto, auxiliados pela guarnição, a se revoltarem em 24 de agosto contra o absolutismo, com programa verdadeiramente moderado. I...1"
( CARVALHO , M anu el E m ílio G o m es de. Os deputados brasileiros nas Cortes Gerais d e 1 8 2 1 . B rasília: Senado Fed eral, C o nselho Ed ito rial, 2 0 0 3 . p. 2 1 -2 2 . )

Quais eram os objetivos dos participantes da Revolução de 1820 e quais foram os desdobramentos desse movim ento para Portugal e para o Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
52
Olá,


A revolução do Porto ocorrida em 1820, em Portugal teve o objetivo de pressionar a volta de D. João VI para a metrópole. Eles reclamavam do absolutismo do monarca e da perda do monopólio do comercio brasileiro e da ocupação militar inglesa.

 

Com o retorno de D. João para Portugal, as cortes portuguesas exigiram que o Brasil voltasse à condição de colônia (D. João VI havia elevado o Brasil a Reino)  e que D. Pedro I (que tinha ficado no Brasil) retornasse a Portugal. Esse processo culminou na independência do Brasil em 1822.

Perguntas interessantes