Em 1815, Napoleão Bonaparte, considerado herdeiro da Revolução Francesa, foi derrotado, procedendo-se a uma restauração dos "legítimos soberanos" na França e em todos os países europeus onde o Antigo Regime havia sido destronado. Essa Restaurção não desdez, porém, a obra liberal já construída. Em tal perpectiva, conservadorismo e liberalismo tornaram-se as palavras-cheve para os debates políticos que permearam a primeira metade do século XIX.
a) Cite duas características do liberalismo político.
b) Entre as ações realizadas pelas forças de conservação na primeira metade do século XIX, encontra-se a política de intervenção da Santa Aliança. Conceitue essa política, identificando um de seus objetivos.
Soluções para a tarefa
a) O Liberalismo Político consiste do distanciamento das influencias do Estados sob a população, ela trata da liberdade do cidadão. Nesse sistema o Estado tem funções e poderes limitados, onde há transparência e direitos individuais e civis.
b) A Santa Aliança foi criada pela Russia, Império Austríaco e Reino da Prússia. Ela tinha o objetivo de conter a difusão de ideias liberais e constitucionalistas que foram espalhados durante a Revolução Francesa.
seu objetivo era impedir movimentos revolucionarios liberais