Em 1808, fugindo da invasão francesa, que resultou da não adesão de Portugal ao bloqueio continental determinado por Napoleão Bonaparte, a Corte portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro. A respeito da presença da Corte no Brasil, assinale a alternativa correta. * A)Em reação à decisão de D. João VI de retornar a Portugal, eclodiu a Revolução Pernambucana, em Recife, em 1817, que defendeu que o Brasil continuasse sendo a sede da monarquia lusitana. Tal fato adiou o retorno da Corte para Lisboa até 1822. B)Com a abertura dos portos, em 1808, a economia brasileira deixou de ser predominantemente agrícola e iniciou um rápido processo de industrialização. C)Visando promover um desenvolvimento cultural, D. João criou as escolas públicas, para que toda a população tivesse direito a educação. D)Entre as principais medidas de caráter econômico adotadas por D. João no Brasil, entre 1808 e 1821, destacam-se o fechamento dos portos, a proibição de instalação de fábricas e manufaturas, a criação do Banco de Portugal, entre outras. E)A permanência da Corte e a transposição dos principais órgãos do Estado português para o Brasil tornaram a Colônia, naquele período, o centro do Império Português.
c112233:
Em reação à decisão de D. João VI de retornar a Portugal, eclodiu a Revolução Pernambucana, em Recife, em 1817, que defendeu que o Brasil continuasse sendo a sede da monarquia lusitana. Tal fato adiou o retorno da Corte para Lisboa até 1822.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
B)Com a abertura dos portos, em 1808, a economia brasileira deixou de ser predominantemente agrícola e iniciou um rápido processo de industrialização.
Perguntas interessantes