História, perguntado por GiulianeQuin, 8 meses atrás

Em 1807, Portugal se encontrava num dilema político que, dependendo de sua posição, poderia culminar em consequências desastrosas para a coroa lusitana. A França havia ofertado a Portugal que se unisse a ela na guerra contra os ingleses e, caso D. João VI se recusasse, Portugal estaria automaticamente declarando guerra à França. Por outro lado, a Inglaterra, desde a sua estabilidade política interna, passou a estabelecer acordos com a coroa portuguesa. Em 1703, assinaram o famoso Tratado de Methuen, que estabelecia uma relação mútua de benefícios comerciais. Assim, diante do cenário de guerra e sob pressão, tanto da França quanto da Inglaterra, D. João optou por assinar uma "Convenção Secreta" com a coroa inglesa, ficando, assim, considerado automaticamente inimigo de Napoleão. Eram termos dessa convenção:


A.
Assegurar o embarque da família real para o Brasil, no caso de Portugal ser invadido; a Inglaterra usaria de força militar para lutar contra a França; a Inglaterra deveria atacar os navios franceses com o intuito de enfraquecer a França; a Inglaterra deveria indenizar Portugal, caso não cumprisse o acordo.


B.
Embarcar a família real para o Brasil, no caso de Portugal ser invadido; a proteção marítima inglesa ao príncipe regente na sua viagem; a ocupação da Ilha da Madeira pelos ingleses durante o período de guerra; a liberdade de comércio inglês com um porto a ser determinado no Brasil.


C.
Atacar qualquer nação que apresentasse ameaça a Portugal; Lutar contra Napoleão na França; auxiliar Portugal quanto ao crescimento econômico lusitano; ajudar Portugal a conquistar novas colônias.


D.
Proteger Portugal contra o ataque francês; assegurar o pacto comercial entre Portugal e o Brasil; vigiar os mares com o intuito de expulsar os franceses de suas fronteiras; promover a civilidade junto aos índios do Brasil.


E.
Estabelecer uma aliança militar entre Portugal, Espanha e Inglaterra contra a coroa francesa; lutar contra a ameaça dos negros africanos em território português; atacar qualquer navio vindo das Antilhas; impedir que o Paraguai escoasse suas mercadorias pelo rio Paraná.

Soluções para a tarefa

Respondido por ismasteffens
0

Resposta:

letra B

Explicação:

Essa convenção protegia a família real dos ataques da França, porém fragilizava o governo de D. João VI, uma vez que ele estaria submetido ao poder da Inglaterra, além de criar uma dependência econômica e política com a coroa inglesa. Apesar disso tudo, D. João aceitou os termos do a

Perguntas interessantes