História, perguntado por nandaaguiar3, 1 ano atrás

Em 1806, o imperador Napoleao Bonaparte decretou o chamado Bloqueio continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões.

Soluções para a tarefa

Respondido por G7OfjVini
18

Ele queria enfraquecer a Inglaterra economicamente para invadi-la, então ele decretou que a França invadiria os países que fizessem comércio com os britânicos. Portugal era parceiro econômico dos ingleses de longa data, então decidiu continuar a fazer comércio com eles(e por pressão também), Napoleão descobriu e o exército francês invadiu Portugal.

A Coroa portuguesa veio fugida para o Brasil com o apoio da marinha britânica, onde passou de 1806 até 1820 no Brasil, quando ocorreu a Revolução Liberal do Porto e a D. João VI(Agora rei) e a coroa portuguesa voltaram para Portugal, deixando D. Pedro I aqui no Brasil, filho de D. João VI e de Dª. Carlota Joaquina.

Respondido por ladyangewomon
28

O Bloqueio Continental foi a tentativa de Napoleão de impedir o comércio de exportação e reexportação da Grã-Bretanha com a Europa.

Em novembro de 1806, ele emitiu os Decretos de Berlim, que declaravam que a Grã-Bretanha estava em estado de bloqueio e que nenhum navio vindo da Grã-Bretanha ou de suas colônias teria permissão para entrar em qualquer porto sob controle francês.

  • Napoleão esperava que, ao proibir o acesso de mercadorias importadas da Grã-Bretanha para a Europa, pudesse fazer a economia britânica sofrer por não ter mercados sustentáveis ​​para fazer comércio, forçando assim os britânicos a entrar na mesa de negociações para uma paz duradoura.
  • A princípio, a teoria parecia perfeitamente lógica, visto que ele estava no auge de suas vitórias militares e praticamente reorganizando a ordem estabelecida no continente. Com o início dos Decretos de Berlim, Napoleão estava efetivamente legislando para toda a Europa.
  • Ele não tinha motivos para duvidar de que seus planos funcionariam. A prova disso veio quando os britânicos atacaram Copenhague, o que Napoleão viu como um sinal de fraqueza e desespero, porque apenas idealizou a hostilidade dinamarquesa contra os britânicos e transformou o país em um aliado napoleônico.
  • Na França, o bloqueio foi inicialmente bem recebido, pois os produtos franceses tiveram alta demanda quando o acesso aos produtos britânicos foi repentinamente interrompido. A Grã-Bretanha, por outro lado, poderia simplesmente alcançar os vários bolsos que tinham em suas colônias em busca de recursos e vendê-los a outros mercados.
  • O Bloqueio, portanto, simbolizava o exagero de Napoleão, principalmente porque as economias da Europa agora dependiam de sua vontade e capacidade de sustentar sua autoridade pela força das armas.

Em 1810, a Rússia sentiu o estresse do bloqueio afetar sua economia e, com a conclusão da guerra de Napoleão na Áustria no ano anterior, que perdeu os austríacos da Galiza e teve esse território incorporado ao Ducado de Varsóvia, os russos encontraram poucos motivos para permanecer no bloco e retomou o comércio com a Grã-Bretanha.

Napoleão decidiu invadir, chamando sua guerra de “Segunda Guerra Polonesa” e assim começaram os anos finais do Primeiro Império Francês.

Acesse para saber mais:

https://brainly.com.br/tarefa/2743610

https://brainly.com.br/tarefa/28976335

https://brainly.com.br/tarefa/5444377

https://brainly.com.br/tarefa/23559348

Anexos:
Perguntas interessantes