Em 1804, Napoleão Bonaparte recebeu o título de Imperador, mediante um plebiscito. Durante sua cerimônia de coroação, ele retirou do Papa a coroa e colocou-a em sua cabeça com as próprias mãos. Esse gesto ousado representou
a) o rompimento entre a Igreja Católica Romana e o novo Estado Revolucionário Francês.
b) que Napoleão estava assumindo o comando sobre a Igreja Católica na França e o caráter divino de seu poder.
c) que Napoleão, símbolo máximo da força da burguesia, considerava-se mais importante que a tradição da Igreja.
d) a criação de uma religião de Estado, tendo como figura central o Imperador, a exemplo do Anglicanismo inglês.
e) que Napoleão rompia, assim, com a Igreja Católica, dentro do espírito radical da Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Napoleão pretendia, dessa forma, apresentar simbolicamente seu poder como superior ao poder religioso da Igreja Católica. A atitude mostrava também o tipo de personalidade de Napoleão Bonaparte, que pretendia se colocar como um dos grandes nomes da história mundial.
Explicação:
O gabarito dessa questão se encontra na Letra C. O período em que Napoleão Bonaparte governou a França como Imperador durou de 1804 a 1814, nesse momento ele tinha um grande prestígio.
Coroação de Napoleão
Napoleão durante a sua coroação após realizar o gesto simbólico, que era costume desde os tempos medievais, em que os Imperadores recebiam a coroa através do líder da Igreja Católica (Papa). Napoleão subverte essa tradição ao se auto coroar imperador da França.
De modo que tal gesto, significou uma mudança de status da relação entre Estado Francês e igreja, da qual a França e o seu Imperador não estariam abaixo da Igreja Católica, mas sim acima mostrando o seu poder e a sua força perante o líder da Igreja Católica.
Leia mais sobre Napoleão em: https://brainly.com.br/tarefa/22654032