História, perguntado por filipe230, 1 ano atrás

Em 1799, dez anos depois do início da Revolução Francesa, lia-se no jornal francês Le Moniteur o seguinte comentário:

Soluções para a tarefa

Respondido por analu21andrade
27

Le Moniteur Universel (O Monitor Universal, em português) foi um jornal francês fundado em 24 de novembro de 1789 em Paris, França, por Charles Joseph Panckoucke e que descontinuou em 30 de junho de 1901.

Foi o principal jornal durante a Revolução Francesa e durante muito tempo o diário oficial do governo francês. Nos tempos de Napoleão foi um órgão de propaganda do regime napoleônico. O diário teve uma ampla difusão tanto na França como na Europa e nos Estados Unidos durante a Revolução Francesa.

História[editar | editar código-fonte]

O interesse despertado pelos debates da primeira Assembleia Nacional sugeriu a Hugues-Bernard Maret a ideia de publicar o Boletim da Assembleia. Charles-Joseph Panckoucke (1736-1798), dono da revista Mercure de France e editor da famosa Encyclopédie de 1785, o convenceu a integrar o Boletim em um diário maior, a Gazette Nationale ou Le Moniteur Universel.

O Imperador do Brasil, Pedro II, visitando a gráfica dos jornais Le Moniteur universel e Le Monde illustré.

Em 2 de dezembro de 1799 o Le Moniteur foi declarado periódico oficial. Napoleão obteve o controle do diário através de Hugues-Bernard Maret e Jean-Jacques-Régis de Cambacérès, que eram responsáveis pelo seu conteúdo. Devido aos estritos controles de Napoleão na imprensa, os informes dos debates legislativos foram substituídos por boletins da Grande Armada e artigos polêmicos contra a Inglaterra.

O nome de Gazeta Nacional foi retirado do nome do periódico em 1 de janeiro de 1811, quando se tornou o Le Moniteur Universel. O jornal também passou a ter menos exclusividade política e abarcou artigos sobre literatura, ciência e arte, que ocupavam uma parte considerável de suas colunas.

O regresso de Napoleão de seu exílio na Ilha de Elba, ocorrido em 20 de março de 1815, confirmou Le Moniteur em sua posição de diário oficial; Le Moniteur anunciou na mesma edição tanto a saída do rei Luís XVIII como a chegada do Imperador ao palácio das Tulherias.

Imediatamente depois da Revolução de julho de 1830, um dos primeiros passos do governo provisório foi tomar o controle do Le Moniteur.

Le Moniteur cessou sua publicação em 31 de dezembro de 1868, sendo substituído pelo Diário Oficial da República francesa

Respondido por marianakatielly321
16

Resposta:

A força militar.

Perguntas interessantes