História, perguntado por larissaarruda2007, 11 meses atrás

Em 1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais: *

uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.
b) era realizada uma assembleia em que os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para escolher novos burocratas para o país.
c) era a destituição imediata de todos os ministros da nação.
d) a convocação dos grandes representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar decisões.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pofsjloff
861

A

Explicação:LETRA A

Os Estados Gerais eram uma espécie de assembleia emergencial convocada pelos monarcas franceses somente em momentos de intensa crise. A última vez que tinha sido convocada na França foi no século XVI. Quando Luís XVI convocou a essa assembleia em 1789, esperava-se que uma solução para a crise fosse alcançada, mas não foi o que se viu, uma vez que o Terceiro Estado rompeu com os Estados Gerais e criou a Assembleia Nacional Constituinte.


PH7sx: A resposta e a letra (A)
PH7sx: A resposta e a letra (A)?
marizangelasousa12: E sim
evelinsacramento94: obg
marizangelasousa12: De nada
Respondido por EduardoPLopes
547

É correta a alternativa A, tendo sido a Assembleia Geral convocada pela última vez pouco antes do início da Revolução Francesa.

Embora, em teoria, representantes de todas as classes sociais francesas tivessem "voz" durante a Assembleia dos Estados Gerais, na prática até mesmo esta instituição, que geralmente nem era convocada, estava dominada pelas classes mais poderosas.

Como o voto era feito por "estado", e não por cidadão, a Igreja e a Nobreza, que eram aliadas, acabavam impondo a sua vontade e a estrutura política permanecia a mesma.

Perguntas interessantes