em 1759 os Jesuítas foram expulsos do Brasil por quê?
Soluções para a tarefa
Eu sei de alguns motivos, vou citá-los para você:
1. Nessa época, a Europa estava sob influências do Iluminismo, uma corrente filosófica que pregava a liberdade acima de tudo e a razão como fonte de conhecimento, ao invés da fé. O ministro de Portugal era o famoso Marquês de Pombal, adepto do Iluminismo, ele tinha pavor dos jesuítas por conta da educação completamente ligada a fé que eles pregavam. (não sei se você sabe, mas a Igreja era responsável pela educação das pessoas na época).
2. Havia um medo de Jesuítas tomarem para si um pedaço das terras da colônia portuguesa, já que eles formavam vilas a partir de aldeamentos indígenas.
Resposta:
Quando o governante Marquês de Pombal decidiu realizar a sua "Reforma Pombalina", possuía como objetivo transformar Portugal em um reino Capitalista, com uma metrópole rica e com densidade populacional na colônia.
Ele desejava libertar os índios e miscigenados e integrá-los à sociedade, mas isso foi contra os interesses dos jesuítas, que possuíam colégios e educavam os índios. Desse modo, Marquês se sobrepôs e os jesuítas foram expulsos do Brasil.
suponho que seja essa a resposta. Espero ter ajudado